Política

Para o diretor do Instituto Vox Populi ´´Lula será o próximo presidente da República``

Na noite da última quinta-feira (22), o Datafolha mostrou que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou ao patamar dos 50% dos votos válidos, índice que o aproxima da vitória em primeiro turno. O levantamento está alinhado com a pesquisa do Ipec, de 19 de setembro, que mostrava o petista com 52% dos votos válidos contra 34% de Jair Bolsonaro (PL).
[bn1][/bn1]

Para Marcos Coimbra, diretor do instituto Vox Populi, o petista não perde mais a corrida eleitoral pelo Palácio do Planalto. "Lula, em algum momento do mês de outubro, vai ganhar essa eleição e será o próximo presidente da República. Eu não vou dizer que é impossível o Lula perder, mas é mais de 99% de chance (de ganhar). É praticamente uma certeza, Bolsonaro chega desmoralizado e restrito a uma parcela que não cresce."

A declaração foi dada durante a participação de Coimbra no quinto episódio do Três por Quatro, podcast do Brasil de Fato sobre eleições. O diretor do Vox Populi acredita que o voto útil pode ser decidido na véspera da votação.
[bn1][/bn1]

Coimbra, que é sociólogo, analisou o desempenho dos candidatos nas pesquisas. "Nos últimos 40 dias, Bolsonaro não cresceu, ficou estável. Lula tem crescido nos últimos dias, Ciro cresceu um pouco e a Tebet, de fato, cresceu bem. Ciro e Lula cresceram ao longo do mês de setembro. Bolsonaro parece ter chegado no teto, tudo que ele fez não deu resultado. A última tentativa, do 7 de setembro, foi um fiasco."

Líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), João Pedro Stédile, comentarista do Três por Quatro, aposta no engajamento do voto de jovens, que podem decidir a eleição.

"Temos uma juventude que se manifestou culturalmente, foi o que aconteceu no Rock in Rio. Há uma juventude descolada da vida partidária que tem se manifestado em formas culturais, isso é muito importante, pois não tinha antes. Eles não estão envergonhados em defender o Lula, pelo contrário, tão puto da cara com o Bolsonaro."
[bn1][/bn1]

Ouça o podcast, (a partir dos 31:50 minutos):


Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: [email protected]

Fonte: Brasil de Fato

COMECE A CONVERSA

O que você acha desta notícia?

Seja o primeiro a compartilhar sua opinião.

Comentários

Próxima notíciaRicharlison denuncia Flávio Bolsonaro e pede intervenção da PF em disputa por mansão