Ministro Lewandowski participa de evento do MST e fala sobre crise da democracia

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski participou neste sábado (11) do seminário Democracia e Participação Popular, promovido pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). O evento foi realizado na Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), em Guararema (SP).
O magistrado compôs a mesa principal do evento ao lado dos juristas Lenio Streck e Carol Proner e do dirigente nacional do MST, João Pedro Stedile.
[bn1][/bn1]
Em sua fala, Lewandowski destacou que o Brasil enfrenta uma profunda crise da democracia representativa e liberal. “Essa democracia na qual nenhum de nós se sente representado é atravessada por crises que possuem raízes profundas no sistema político. Hoje, a democracia é composta por alguns, que representam outros”, disse.
“Quando falamos que a democracia está em crise […], estou dizendo que a ideia de democracia, do povo participando da coisa pública, é um ideal vivo e que precisa ser construído por todos nós", explicou.
Nesse sentido, para que a democracia se efetive, o ministro aponta que esta “passa por discussões que vão além de forma de governo, processos eleitorais, mas ser democrata é ser um lutador em torno da participação do povo”.
[bn1][/bn1]
Luta de classes
Em sua fala, Stedile fez uma leitura da situação atual do país com base na luta de classes. Segundo ele, o capitalismo mundial está em uma profunda crise, sendo um "sistema em decadência, que não apresenta mais soluções para o povo do Brasil e do mundo".
"No Brasil, a burguesia reagiu a essa crise com quatro golpes, engendrados para manter seus privilégios: a derrubada de Dilma Rousseff, a prisão de Lula, o apoio ao governo de Michel Temer e, por fim, a eleição do candidato de extrema direita Jair Bolsonaro. Bolsonaro e sua trupe não têm força social. Mas a burguesia teve que apelar a esse lúmpen para proteger os seus privilégios - e deu no que deu", avaliou.
"Essa vitória eleitoral que tivemos não é partidária, nem é do próprio Lula. É uma vitória das últimas energias que a sociedade brasileira reuniu para derrotar a extrema direita".
[bn1][/bn1]
Paulo Freire
Carol Proner falou sobre o pedagogo e educador popular Paulo Freire. Ela explicou que “o saber jurídico do Freire é base de sua construção enquanto educador. A educação como um direito foi defendida por ele”.
Inspirada nos ensinamentos e no legado do educador, ao final de sua fala ela homenageou o MST: “não há democracia sem o Movimento Sem Terra”.
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: [email protected]
Fonte: Brasil 247

O que você acha desta notícia?
Seja o primeiro a compartilhar sua opinião.