Política

Flávio Dino Responde a Zema: "Traidor da Constituição é Traidor da Pátria"

O ministro da Justiça, Flávio Dino, usou suas redes sociais para criticar a proposta do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, de formar uma frente dos estados do Sul e sudeste para enfrentar os estados do Norte e nordeste em questões econômicas no Congresso Nacional. Dino considera a proposta um exemplo de como a extrema-direita pode estar fomentando divisões regionais, prejudicando a unidade nacional.
[bn1][/bn1]
Dino ressaltou a importância de fortalecer os laços entre todas as regiões do Brasil e citou o artigo 19 da Constituição Brasileira, que proíbe a criação de distinções entre os brasileiros ou preferências entre si. Ele reforçou que a união e a igualdade entre os cidadãos devem ser preservadas e que não se pode permitir que sejam criados antagonismos entre as diferentes partes do país.
[bn1][/bn1]
O ministro da Justiça também evocou uma frase icônica de Ulysses Guimarães, proferida em 1988: "Traidor da Constituição é traidor da Pátria". Com essa citação, Dino ressalta a importância de não apenas respeitar, mas também valorizar a Carta Magna como base essencial da democracia brasileira.
[bn1][/bn1]

Por sua vez, Romeu Zema defendeu a proposta de ações conjuntas entre os estados do Sul e sudeste, visando defender seus interesses no Congresso Nacional, especialmente em relação às perdas econômicas em relação aos estados do Norte e nordeste. Essa declaração provocou uma reação dos governadores do Nordeste, que divulgaram uma carta criticando a posição de Zema.
[bn1][/bn1]
A carta, assinada pelo governador da Paraíba, João Azevedo, que também preside o Consórcio nordeste, expressou preocupação com a possibilidade de a proposta de Zema aprofundar as desigualdades regionais e prejudicar o desenvolvimento conjunto do país. Diante dessas divergências, o debate sobre a união nacional e o respeito aos princípios constitucionais ganhou destaque, e a sociedade aguarda a continuidade dos acontecimentos para entender melhor as repercussões dessas posições políticas.


Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: [email protected]

Fonte: Plantão Brasil/ twitter

COMECE A CONVERSA

O que você acha desta notícia?

Seja o primeiro a compartilhar sua opinião.

Comentários

Próxima notíciaRicharlison denuncia Flávio Bolsonaro e pede intervenção da PF em disputa por mansão