Justiça

Zanin surpreende com voto contra descriminalização da maconha e Moraes contesta

A votação sobre a descriminalização do porte de maconha no Supremo Tribunal Federal (STF) estava 5 a 1 a favor quando o ministro André Mendonça pediu vista, adiando o julgamento. O prazo regimental para a devolução da ação ao plenário é de 90 dias.

Uma surpresa foi o voto contrário do ministro Cristiano Zanin, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
[bn1][/bn1]
Alexandre de Moraes e outros ministros, como Luís Roberto Barroso, Rosa Weber e Gilmar Mendes, contestaram os argumentos de Zanin contra a descriminalização.

Moraes argumentou que não há crime se a pena não for de detenção ou reclusão. Ele destacou que, na estrutura do direito penal, se não há pena de reclusão, detenção ou prisão simples, não é considerado um crime.
[bn1][/bn1]
Luís Roberto Barroso ressaltou que criminalizar o uso dificulta a busca por assistência médica e pelo sistema de Saúde Pública. Ele mencionou que, ao procurar o sistema como usuário de drogas e sendo isso considerado crime, o hospital é obrigado a reportar.

Um vídeo foi compartilhado mostrando Alexandre de Moraes rebatendo o voto de Zanin e reforçando argumentos favoráveis à mudança na lei.
[bn1][/bn1]
Assista:



Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: [email protected]

Fonte: Plantão Brasil

COMECE A CONVERSA

O que você acha desta notícia?

Seja o primeiro a compartilhar sua opinião.

Comentários

Próxima notíciaRicharlison denuncia Flávio Bolsonaro e pede intervenção da PF em disputa por mansão