Política

Na formatura do Instituto Rio Branco, Lula enfatiza convivência democrática na América do Sul

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em um discurso recente na cerimônia de formatura do Instituto Rio Branco, enfatizou a importância da convivência democrática entre líderes de diferentes nações, mesmo diante de divergências políticas. Sem mencionar diretamente o presidente eleito da Argentina, Javier Milei, Lula destacou que não é necessário gostar pessoalmente de outros chefes de Estado, mas sim manter uma convivência respeitosa e democrática.
[bn1][/bn1]
“Estamos enfrentando desafios políticos na América do Sul. Ao invés de lamentar, devemos buscar soluções inteligentes, promovendo o diálogo e a coexistência pacífica, mesmo na adversidade”, declarou Lula. Ele reforçou a ideia de que a relação entre líderes não precisa ser de amizade, mas sim de respeito mútuo e cooperação entre Estados.

Durante a campanha eleitoral, Milei criticou Lula, chamando-o de “comunista” e “corrupto”, e expressou sua intenção de não manter relações com países que considera “socialistas”, incluindo Brasil, Rússia e China. Essa postura de Milei sugere uma possível ruptura na tradição diplomática entre Brasil e Argentina.
[bn1][/bn1]
Lula, contudo, defende a necessidade de diálogo e entendimento entre os líderes. “Precisamos sentar à mesa, defender nossos interesses e buscar acordos. Isso é a essência da democracia”, afirmou.

Apesar das diferenças, Lula parabenizou o novo governo argentino em suas redes sociais, mas não mencionou Milei diretamente após sua vitória eleitoral. O ministro da Secom, Paulo Pimenta, sugeriu que um pedido de desculpas de Milei seria apropriado antes de qualquer conversa direta entre os dois líderes, devido aos comentários feitos durante a campanha.

Veja a cerimônia:



*Com informações do DCM

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: [email protected]

Fonte: Plantão Brasil

COMECE A CONVERSA

O que você acha desta notícia?

Seja o primeiro a compartilhar sua opinião.

Comentários

Próxima notíciaRicharlison denuncia Flávio Bolsonaro e pede intervenção da PF em disputa por mansão