Terra indígena Ianomâmi sofre novo ato de invasão por garimpeiros ilegais

A Terra Indígena Ianomâmi, localizada em Roraima, está enfrentando um renovado desafio com o retorno de garimpeiros ilegais, apenas 11 meses após uma força-tarefa do governo federal ter sido mobilizada para proteger os índios da região. Segundo informações, aviões usados por esses garimpeiros têm sido observados sobrevoando a maior reserva indígena do Brasil.
[bn1][/bn1]
A área, que é do tamanho de Portugal e abriga cerca de 30 mil indígenas, tem seu espaço aéreo oficialmente fechado e monitorado pelas Forças Armadas. Recentemente, um avião utilizado pelos garimpeiros caiu dentro da reserva devido a problemas técnicos, resultando na fuga dos ocupantes.
[bn1][/bn1]
Em janeiro, uma operação governamental foi lançada na Terra Ianomâmi visando expulsar aproximadamente 20 mil garimpeiros. A Fundação Nacional do Índio (Funai) relatou uma redução significativa de 80% na presença desses invasores.
[bn1][/bn1]
No entanto, dados recentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) indicam que, nos últimos quatro meses, houve um aumento na atividade ilegal de garimpo na área.
[bn1][/bn1]
Com informações do Jornal Nacional
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: [email protected]
Fonte: Plantão Brasil/X

O que você acha desta notícia?
Seja o primeiro a compartilhar sua opinião.