Brasil

Vacina contra a dengue chega ao Brasil e será oferecida pelo SUS

Chegou ao Brasil, neste sábado (20), a primeira remessa da vacina contra a dengue, com cerca de 750 mil doses. Este lote é parte de um total de 1,32 milhão de doses doadas pela farmacêutica japonesa Takeda ao Ministério da Saúde. Uma segunda remessa, de 570 mil doses, chegará em fevereiro, e o Brasil adquiriu um total de 5,2 milhões de doses para 2024, com entregas até novembro.
[bn1][/bn1]
Cerca de 3,2 milhões de brasileiros deverão ser vacinados neste ano, já que a vacina requer duas doses. As doses recebidas passarão por liberação da Alfândega e da Anvisa e serão enviadas ao INCQS. O Ministério da Saúde pediu agilidade nessas etapas, esperando concluir o processo na próxima semana.
[bn1][/bn1]
A distribuição das vacinas focará em regiões com alta transmissão de dengue nos últimos anos, especialmente em municípios grandes. O público-alvo em 2024 serão crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, excluindo idosos. A lista dos municípios e a estratégia de vacinação serão divulgadas em breve, com previsão de início da vacinação em fevereiro.
[bn1][/bn1]
O Brasil é pioneiro na oferta desta vacina em um sistema público universal. A inclusão no SUS foi aprovada em dezembro de 2023 pela Conitec, destacando um avanço importante na saúde pública do país.
[bn1][/bn1]
Com informações do Brasil247

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: [email protected]

Fonte: PlantãoBrasil/X

COMECE A CONVERSA

O que você acha desta notícia?

Seja o primeiro a compartilhar sua opinião.

Comentários

Próxima notíciaRicharlison denuncia Flávio Bolsonaro e pede intervenção da PF em disputa por mansão