Política · Justiça · Segurança

PF revela gravação de general Heleno propondo golpe para garantir reeleição de Bolsonaro

Numa reunião de cúpula do governo realizada em 5 de julho de 2022, o general Augusto Heleno sugeriu medidas extremas para assegurar a reeleição de Jair Bolsonaro, incluindo a possibilidade de "virar a mesa" antes das eleições de outubro. Esta revelação veio à tona através de uma gravação obtida pela Polícia Federal na operação Tempus Veritatus, que investiga esforços para um golpe de Estado no Brasil.
[bn1][/bn1]
Durante o encontro, Heleno expressou a necessidade de ação imediata contra instituições e indivíduos para garantir a continuidade de Bolsonaro no poder, enfatizando que tais ações deveriam ocorrer antes do pleito eleitoral. A gravação evidencia o planejamento de um golpe, com o então ministro do Gabinete de Segurança Institucional declarando que era hora de agir, não apenas falar.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, citou essas declarações ao autorizar a operação, que também teve como alvos outros ministros do governo Bolsonaro, incluindo Anderson Torres, Paulo Sérgio Nogueira, Mário Fernandes e Walter Braga Netto, todos mencionados na investigação da PF.
[bn1][/bn1]
Veja o trecho transcrito em decisão de Alexandre de Mraes, que autorizou a operação de hoje:


A PF destacou que a gravação comprova a tentativa de golpe, com os envolvidos buscando validar e amplificar desinformações sobre o sistema eleitoral e a Justiça Eleitoral. A operação resultou em 33 mandados de busca e apreensão e quatro de prisão preventiva, com Filipe Martins, assessor direto de Bolsonaro, entre os presos.

Bolsonaro também enfrentou medidas restritivas, incluindo a ordem de entregar seu passaporte, mostrando a seriedade das acusações contra ele e seu círculo próximo de aliados na tentativa de subverter a ordem democrática do país.

Com informações da Carta Capital




Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: [email protected]

Fonte: Plantão Brasil

COMECE A CONVERSA

O que você acha desta notícia?

Seja o primeiro a compartilhar sua opinião.

Comentários

Próxima notíciaRicharlison denuncia Flávio Bolsonaro e pede intervenção da PF em disputa por mansão