Lula visita Egito e Etiópia, novos membros do Brics, esta semana

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca em uma missão diplomática crucial esta semana, visitando o Egito e a Etiópia, ambos recentemente acolhidos no grupo dos Brics. Este giro estratégico não apenas reafirma o compromisso do Brasil com a diplomacia multilateral, mas também fortalece laços com nações que compartilham do desejo de um mundo mais equilibrado e justo.
[bn1][/bn1]
No Egito, Lula tem encontros agendados com o presidente Abdul Fatah Khalil Al-Sisi, onde expressará gratidão pelos esforços egípcios na repatriação de brasileiros da Faixa de Gaza, um gesto de solidariedade que transcende fronteiras.
Além disso, Lula fará uma visita significativa à Liga dos Estados Árabes, sublinhando o interesse do Brasil em aprofundar relações com o mundo árabe. A viagem prossegue para a Etiópia, onde o presidente brasileiro participará da 37ª Cúpula de Chefes de Estado e Governo da União Africana como convidado de honra, marcando uma posição de destaque do Brasil no continente africano e reiterando a importância da África na política externa brasileira.
Este périplo africano de Lula reflete a prioridade de seu governo em diversificar as relações internacionais do Brasil, promovendo a cooperação Sul-Sul.
A viagem, que representa a primeira incursão internacional do presidente neste ano, após várias visitas pelo Brasil para anunciar projetos e programas, é um testemunho do seu compromisso em posicionar o Brasil como um ator global proativo, buscando fortalecer alianças com países emergentes e desenvolver uma política externa que privilegia a solidariedade, a cooperação e o desenvolvimento mútuo.
[bn1][/bn1]
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: [email protected]
Fonte: PlantãoBrasil/X

O que você acha desta notícia?
Seja o primeiro a compartilhar sua opinião.