ONU denuncia intimidação de seus agentes por soldados israelenses em Gaza

A ONU divulgou recentemente um relatório expondo a intimidação de seus agentes humanitários por soldados israelenses em Gaza, destacando um incidente onde um desses agentes foi detido ao organizar a retirada de pacientes graves. Esse cenário ocorre enquanto suprimentos doados por diversos países, incluindo o Brasil, enfrentam obstáculos impostos por Israel para chegar aos palestinos necessitados, resultando em tragédias, como a morte de mais de 100 palestinos após um tiroteio iniciado por soldados israelenses durante a distribuição de alimentos.
[bn1][/bn1]
O governo israelense defende suas ações em Gaza como alinhadas ao direito humanitário internacional, acusando o Hamas de usar instalações civis para se proteger. Entretanto, o relatório da ONU sinaliza um aumento de 48% nas operações humanitárias em Gaza em fevereiro, apesar de sua eficácia ser comprometida pela violência e pela diminuição da segurança para os civis e trabalhadores da ajuda humanitária, principalmente devido a ataques de Israel que resultaram na redução da presença policial local.
A região norte de Gaza foi a mais prejudicada, com apenas 25% das missões humanitárias planejadas sendo facilitadas por Israel, uma queda drástica devido aos ataques israelenses que levaram à suspensão das missões da ONU. Incidentes de violência, incluindo ataques a ambulâncias e operações militares em hospitais, exacerbaram os riscos para trabalhadores humanitários e civis, infringindo garantias de segurança.
[bn1][/bn1]
Apesar desses desafios, houve um aumento nas missões coordenadas no sul de Gaza, embora ainda haja obstáculos significativos impostos por Israel, negando ou impedindo 38% das missões humanitárias ao sul. A detenção de um comboio humanitário pela Israel, mesmo após a coordenação prévia que incluía a autorização de todos os membros, destaca as barreiras enfrentadas pelos esforços humanitários, especialmente quando envolvem o transporte de pacientes em estado crítico, incluindo crianças e recém-nascidos.
Este relatório da ONU sublinha a complexa situação humanitária em Gaza e as dificuldades enfrentadas pelas agências de ajuda na prestação de assistência essencial à população civil, em meio a um contexto de crescentes tensões e violações do direito internacional.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: [email protected]
Fonte: Plantão Brasil

O que você acha desta notícia?
Seja o primeiro a compartilhar sua opinião.