Política · Mundo

Parlamentares fazem declaração conjunta entre Brasil e EUA e reforçam compromisso com a democracia

Um grupo de parlamentares brasileiros e estadunidenses assinou uma declaração conjunta contra as ameaças à democracia que afetaram ambos os países nos últimos anos. Deputados e senadores brasileiros envolvidos na CPMI dos Atos Golpistas, liderados pela relatora Eliziane Gama (PSD-MA), conversaram com deputados democratas dos EUA para fortalecer as relações na defesa institucional da democracia.
[bn1][/bn1]
Além de Gama, assinaram a declaração o senador Humberto Costa (PT-SE), a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), o deputado Henrique Vieira (PSB-RJ), o deputado Rafael Brito (MDB-AL), o deputado Rogério Correia (PT-MG), o deputado Duarte Junior (PSB-MA) e os senadores Randolfe Rodrigues (PT-AP) e Soraya Thronicke (Podemos-MS). Do lado estadunidense, assinaram o documento Jamie Raskin, Sydney Kamlager-Dove, Delia C. Ramirez, Chuy García, Greg Casar, Jonathan Jackson e Raúl Grijalva, que investigaram a tentativa de golpe de 6 de janeiro de 2021 contra Joe Biden.

O documento reconhece os paralelos entre os eventos de 6 de janeiro de 2021 nos EUA e 8 de janeiro de 2023 no Brasil, ambos tentativas graves de subverter resultados eleitorais através de fraude e violência, representando uma ameaça global às instituições democráticas.
[bn1][/bn1]
O texto destaca a necessidade de legisladores comprometidos com a democracia se unirem internacionalmente para combater práticas antidemocráticas, como o discurso de ódio, a discriminação, a desinformação online e a promoção de violência política e autoritarismo. Também reafirma o compromisso com os princípios democráticos de governança, o estado de direito, os direitos humanos, a liberdade de expressão e a integridade dos processos eleitorais.

Com informações da Fórum

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: [email protected]

Fonte: Plantão Brasil

COMECE A CONVERSA

O que você acha desta notícia?

Seja o primeiro a compartilhar sua opinião.

Comentários

Próxima notíciaRicharlison denuncia Flávio Bolsonaro e pede intervenção da PF em disputa por mansão