Política

Presidente Lula reitera que "Brasil não toma partido, nosso lado é a paz!"

Durante sua viagem pela Europa para conferências e encontros com autoridades, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez uma declaração contundente sobre a guerra na Ucrânia, iniciada pela Rússia em 2022. Questionado por um jornalista sobre um suposto apoio ao presidente russo Vladimir Putin, Lula esclareceu sua posição.
[bn2][/bn2]
Após participar do Fórum Inaugural da Coalizão Global para a Justiça Social em Genebra, Suíça, nesta quinta-feira (13), Lula foi questionado sobre a percepção de que ele estaria defendendo Putin. Em resposta, Lula afirmou que o Brasil não toma partido na guerra e só participará de negociações de paz se Rússia e Ucrânia estiverem presentes.

"Não, eu não faço defesa do Putin. O Brasil foi o primeiro país a criticar a Rússia pela invasão de um país. O que eu não faço é ter lado. O meu lado é a paz. Meu lado não é ficar do lado do Zelensky contra o Putin ou do Putin contra o Zelensky. Então, é o seguinte: o Brasil tem uma posição definida, nós estaremos dispostos a participar de qualquer reunião que discuta a paz se tiver os dois conflitantes na mesa. Se tiver Rússia e Ucrânia. Porque senão, não é discutir paz", afirmou Lula.

Ao ser questionado se a Ucrânia deveria ceder territórios à Rússia, Lula afirmou que Putin e Zelensky parecem estar "gostando da guerra". "Eu acho que tem que ter um acordo. Agora, se o Zelensky diz que não tem conversa com o Putin e o Putin diz que não tem conversa com o Zelensky é porque eles estão gostando da guerra. Se não, já tinham sentado para conversar para encontrar uma solução pacífica, que seria melhor tanto para o povo da Ucrânia quanto para o povo da Rússia", completou.
[bn1][/bn1]
Veja vídeo:


Na última segunda-feira (10), Lula conversou por telefone com Putin para tratar do aprofundamento dos laços estratégicos entre Brasil e Rússia. Desde a vitória de Lula, os dois líderes não puderam se encontrar pessoalmente, mas espera-se que isso ocorra em outubro deste ano, na Cúpula dos BRICS na Rússia.

De acordo com o Kremlin, a conversa focou no aprofundamento de laços estratégicos e na resolução de paz proposta por Brasil e China para a Ucrânia. A comunicação brasileira destacou o esforço de paz do presidente Lula para tentar cessar as hostilidades na Ucrânia.

Com informações da Forum

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: [email protected]

Fonte: Plantão Brasil

COMECE A CONVERSA

O que você acha desta notícia?

Seja o primeiro a compartilhar sua opinião.

Comentários

Próxima notíciaRicharlison denuncia Flávio Bolsonaro e pede intervenção da PF em disputa por mansão