Justiça · Segurança

PF desarticula rede de lavagem de dinheiro da máfia italiana no Brasil

A Polícia Federal (PF) e o Ministério Público Federal (MPF), em parceria com o Ministério Público e a Guardia di Finanza de Palermo, na Itália, deflagraram a Operação Arancia nesta terça-feira (13). O objetivo é desmantelar uma complexa rede de lavagem de dinheiro operada pela máfia italiana no Rio Grande do Norte.
[bn1][/bn1]
As investigações, iniciadas em 2022, identificaram que a organização criminosa vinha lavando dinheiro para mafiosos que atuam no Brasil há quase uma década. O esquema envolvia o uso de empresas fantasmas e laranjas para movimentar e ocultar fundos ilegais provenientes de atividades criminosas internacionais.

Estima-se que o esquema tenha movimentado mais de R$ 300 milhões no Brasil, sendo usados para a compra de propriedades e infiltração nos mercados imobiliário e financeiro. Autoridades italianas apontam que o valor total dos ativos investidos pode ultrapassar 500 milhões de euros (mais de R$ 3 bilhões).
[bn2][/bn2]
A Operação Arancia levou à prisão preventiva de um mafioso e ao cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão em três estados: Piauí, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul. Simultaneamente, a Direção Distrital Antimáfia de Palermo coordenou 21 buscas na Itália e na Suíça.

Mais de 100 agentes financeiros italianos, incluindo alguns que atuaram no Brasil, participaram da operação em Natal (RN). Os crimes investigados incluem associação mafiosa, extorsão, lavagem de dinheiro e transferência fraudulenta de valores, com agravantes pelo apoio a famílias mafiosas conhecidas.

Para desmantelar o esquema e recuperar ativos, a Justiça Federal autorizou o sequestro de imóveis e o bloqueio de contas bancárias ligadas aos suspeitos e às empresas fantasmas. Essas medidas visam reparar os danos causados pelas atividades ilícitas e impedir a continuidade das operações criminosas.

Com informações do DCM

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: [email protected]

Fonte: Plantão Brasil

COMECE A CONVERSA

O que você acha desta notícia?

Seja o primeiro a compartilhar sua opinião.

Comentários

Próxima notíciaRicharlison denuncia Flávio Bolsonaro e pede intervenção da PF em disputa por mansão