Mundo

Estocar vento: a profecia de Dilma que virou realidade na China

Em setembro de 2015, durante uma coletiva de imprensa na ONU após uma reunião com a Cúpula do G4, a então presidenta Dilma Rousseff fez uma declaração que gerou grande repercussão: ela mencionou a possibilidade de "estocar vento" ao falar sobre energia eólica. A fala foi amplamente criticada e satirizada pela oposição e pela mídia, gerando uma enxurrada de memes nas redes sociais. Dilma se referia ao desafio de armazenar energia gerada por fontes renováveis, como a eólica, que são intermitentes.
[bn1][/bn1]
"Quando falamos de energia eólica, alguns dizem: ’Ah, a energia eólica é importante porque podemos, de fato, estocar vento’. E isso é verdade, só não se sabe ainda como", disse Dilma na ocasião.

Quase uma década depois, o que antes parecia ser motivo de piada se concretizou como uma realidade tecnológica. Atualmente, na China, o armazenamento de energia gerada pelo vento já é uma prática. Em Hami, uma cidade localizada no deserto de Gobi, no leste da Região Autônoma de Xinjiang, as condições climáticas são ideais para a produção de energia renovável. A região possui 13 grandes sítios de vento onde turbinas eólicas captam a energia dos fortes ventos para gerar eletricidade.

O grande desafio sempre foi equilibrar a produção de energia com a demanda, já que a intensidade dos ventos varia ao longo do dia, assim como o consumo de eletricidade. No entanto, com o avanço das tecnologias, agora é possível armazenar o excedente de energia em baterias de grande capacidade. Essas baterias, localizadas no deserto, acumulam a energia que não é imediatamente utilizada e a liberam na rede elétrica quando a demanda aumenta.
[bn2][/bn2]
As pesquisas sobre o armazenamento de energia eólica começaram anos antes, mas foi apenas recentemente que essas tecnologias amadureceram e se tornaram comercialmente viáveis. Em Hami, essa tecnologia já está em pleno funcionamento, posicionando a cidade como um centro estratégico na transição energética da China, contribuindo significativamente para a redução das emissões de carbono do país.
Veja o vídeo para relembrar a fala de DIlma :

Com informações da Fórum

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: [email protected]

Fonte: Plantão Brasil

COMECE A CONVERSA

O que você acha desta notícia?

Seja o primeiro a compartilhar sua opinião.

Comentários

Próxima notíciaRicharlison denuncia Flávio Bolsonaro e pede intervenção da PF em disputa por mansão