Política · Justiça · Segurança

Deputado exige medidas para impedir conspiração de Braga Netto na prisão

O deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) enviou um requerimento ao Ministério da Defesa manifestando preocupação sobre a possibilidade de o general Walter Braga Netto, preso na 1ª Divisão do Exército, no Rio de Janeiro, utilizar sua condição privilegiada para conspirar contra a democracia. Segundo o parlamentar, há riscos de que o ex-ministro da Defesa, indiciado por tentativa de golpe de Estado, faça uso do local para articular planos políticos ou atrapalhar as investigações.
[bn1][/bn1]
Braga Netto foi preso no último sábado (14) por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), sob acusação de obstruir a Justiça. O general está detido em um quarto reservado da unidade militar, com condições muito superiores às de uma cela convencional, incluindo banheiro privativo, ar-condicionado, televisão e geladeira.

No ofício ao ministro da Defesa, José Múcio, Lindbergh questionou como o Exército pretende monitorar as condições de prisão e evitar contatos suspeitos do general. "Aquele lugar onde ele está preso não pode virar um centro de conspirações", afirmou o deputado. Ele também sugeriu que Braga Netto seja transferido para outro local, longe de militares subordinados a ele, para evitar possíveis influências ou manobras políticas.

O parlamentar mencionou casos anteriores, como o do ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, Mauro Cid, que recebia visitas regulares de seu pai enquanto estava preso. "Braga Netto tem muita autoridade perante os militares. A preocupação é ele não usar aquele espaço para fazer política", acrescentou.

Além das preocupações levantadas sobre visitas e contatos, Lindbergh destacou que a decisão do STF já estabelece restrições, como proibição de encontros com pessoas além de seus advogados. Ele reiterou a necessidade de vigilância rígida para garantir que o general não atue contra a democracia a partir do local onde cumpre prisão preventiva.
[bn2][/bn2]
Veja:

Com informações da Fórum

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: [email protected]

Fonte: Plantão Brasil

COMECE A CONVERSA

O que você acha desta notícia?

Seja o primeiro a compartilhar sua opinião.

Comentários

Próxima notíciaRicharlison denuncia Flávio Bolsonaro e pede intervenção da PF em disputa por mansão