Política · Justiça

Planalto celebra resistência democrática com cerimônia simbólica e obras restauradas

O presidente Lula participa nesta quarta-feira (8) de uma cerimônia no Palácio do Planalto para marcar dois anos dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. O evento reafirma o compromisso com a democracia e destaca a reintegração de obras de arte restauradas, simbolizando a reconstrução das instituições danificadas pelos ataques de extremistas bolsonaristas.
[bn2][/bn2]
O evento inicia às 9h30 com a devolução ao acervo governamental de 21 obras de arte danificadas durante os atos de vandalismo. Entre as peças, destacam-se o relógio de pêndulo do século XVII, restaurado na Suíça, e uma ânfora portuguesa de cerâmica esmaltada, recuperada em laboratório montado no Palácio da Alvorada. A obra “As Mulatas”, de Di Cavalcanti, também retorna ao acervo após restauração detalhada, corrigindo os seis rasgos causados pelos vândalos.

Às 10h30, a apresentação da pintura “As Mulatas” simbolizará a resistência da cultura diante da destruição. A obra, uma das mais icônicas do acervo do Planalto, foi danificada por bolsonaristas no terceiro andar da sede presidencial, mas volta restaurada como marco de resiliência.

[bn1][/bn1]
Os discursos das autoridades estão programados para as 11h no Salão Nobre do Planalto. Participarão ministros, governadores, parlamentares e representantes dos tribunais superiores, incluindo Alexandre de Moraes, do STF, responsável pela condenação de 371 pessoas envolvidas nos atos antidemocráticos, que causaram prejuízos superiores a R$ 26 milhões.

O encerramento será marcado pelo “abraço da democracia” na Praça dos Três Poderes. Lula e os participantes descerão a rampa do Planalto para formar um gesto simbólico. Flores formarão a palavra “democracia”, reforçando os valores defendidos pelo governo.

Embora os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco, e do STF, Luís Roberto Barroso, estejam ausentes, o evento contará com a presença de figuras como Luiz Edson Fachin, vice-presidente do STF, Veneziano Vital do Rêgo, vice-presidente do Senado, e os comandantes das Forças Armadas, destacando a relevância do momento.

Com informações do DCM

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: [email protected]

Fonte: Plantão Brasil

COMECE A CONVERSA

O que você acha desta notícia?

Seja o primeiro a compartilhar sua opinião.

Comentários

Próxima notíciaRicharlison denuncia Flávio Bolsonaro e pede intervenção da PF em disputa por mansão