Política

Lula proíbe algemas em brasileiros deportados e reafirma soberania nacional

Brasileiros deportados dos Estados Unidos chegaram ao Brasil na noite desta sexta-feira (24) algemados, uma situação que gerou forte reação do governo brasileiro. A Polícia Federal, por determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, impediu que o desrespeito se mantivesse em território nacional, retirando as algemas e correntes. A ordem foi confirmada pelo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski.
[bn1][/bn1]
O deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) classificou o uso de algemas como um “desrespeito” e elogiou a postura firme do presidente e do ministro. "Felizmente, a PF, por ordem do Presidente Lula, impediu o desrespeito com cidadãos brasileiros", escreveu Pimenta nas redes sociais. Ele também destacou que a ação reafirma a soberania nacional e o respeito aos protocolos de segurança no Brasil.
[bn1][/bn1]
A decisão do presidente Lula ocorreu em resposta à denúncia de que deportados estavam sendo submetidos a tratamento degradante nos voos vindos dos Estados Unidos. Lula enfatizou que o uso de correntes e algemas em brasileiros é inaceitável e afronta a dignidade do povo brasileiro. “No Brasil, ninguém acorrenta brasileiros”, afirmou o presidente, definindo o episódio como uma questão de soberania nacional.

O ministro Lewandowski reforçou a orientação para a Polícia Federal garantir que brasileiros deportados recebam um tratamento digno ao desembarcar no país. A medida foi amplamente apoiada por lideranças políticas e setores da sociedade civil, que viram na ação um posicionamento necessário contra práticas desumanas.
[bn1][/bn1]
Com informações do Brasil247

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: [email protected]

Fonte: PlantãoBrasil

COMECE A CONVERSA

O que você acha desta notícia?

Seja o primeiro a compartilhar sua opinião.

Comentários

Próxima notíciaRicharlison denuncia Flávio Bolsonaro e pede intervenção da PF em disputa por mansão