Brasil

Alckmin recebe reconhecimento da Abisemi por fortalecimento da indústria tecnológica brasileira

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, foi homenageado nesta segunda-feira (3) pela Associação Brasileira da Indústria de Semicondutores (Abisemi) pelo seu apoio ao setor. A honraria foi entregue pelo presidente da entidade, Rogério Duair Nunes, em reconhecimento às ações do governo para fortalecer a indústria nacional de semicondutores e incentivar sua competitividade no cenário global.
[bn1][/bn1]
Durante a cerimônia, Alckmin destacou a importância estratégica do setor e celebrou seu crescimento, impulsionado pela modernização do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Semicondutores (Padis). “Esse é um setor fundamental, incluído na Nova Indústria Brasil, com estímulos renovados para a inovação e ampliação da produção. Ficamos felizes em ver que a indústria de semicondutores está se expandindo e conquistando mercado internacional”, afirmou.

A homenagem ocorre após a sanção da lei 14.968/24, que criou o programa Brasil Semicon e atualizou o Padis, garantindo incentivos anuais de R$ 7 bilhões para a indústria nacional. A medida fortalece a produção de semicondutores, painéis solares e eletroeletrônicos, além de fomentar a pesquisa e a expansão das fábricas. O setor já anunciou investimentos de R$ 24,8 bilhões para aprimorar sua capacidade produtiva e ingressar nas cadeias globais de tecnologia.
[bn1][/bn1]
O presidente da Abisemi ressaltou que a nova legislação abre oportunidades concretas para a indústria nacional. “O apoio do governo foi essencial para a reestruturação do Padis e para a criação do Brasil Semicon, que impulsionará o setor de semicondutores no Brasil e no exterior”, disse Nunes. A meta do setor é consolidar a produção nacional e expandir as exportações para mercados estratégicos como Estados Unidos e Europa.

Essa iniciativa está alinhada à Missão 4 da Nova Indústria Brasil, que busca impulsionar a transformação digital e fortalecer a soberania tecnológica do país. Além da fabricação de chips, o programa envolve a instalação de datacenters, modernização de telecomunicações, desenvolvimento de softwares e avanços na eletromobilidade, consolidando o Brasil como um polo emergente de tecnologia e inovação.
[bn1][/bn1]
Com informações do Brasil247

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: [email protected]

Fonte: PlantãoBrasil

COMECE A CONVERSA

O que você acha desta notícia?

Seja o primeiro a compartilhar sua opinião.

Comentários

Próxima notíciaRicharlison denuncia Flávio Bolsonaro e pede intervenção da PF em disputa por mansão