Política

Lindbergh Farias pede revisão de contratos do governo com a Starlink

O deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ), líder do PT na Câmara, solicitou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a revisão dos contratos do governo federal com a Starlink, empresa de internet via satélite de Elon Musk. O parlamentar alerta para riscos à soberania nacional e pede que o Brasil reduza sua dependência de empresas estrangeiras no setor de infraestrutura digital.
[bn1][/bn1]
Segundo Lindbergh, Musk tem usado sua influência para atender interesses políticos, sendo hoje um aliado de Donald Trump em seu segundo governo. O documento apresentado pelo deputado menciona exemplos internacionais, como a suspensão de negociações da Starlink pelo governo italiano e a ruptura de contratos pelo empresário mexicano Carlos Slim, que geraram prejuízos bilionários à empresa.
[bn1][/bn1]
A proposta do petista inclui o fortalecimento da segurança cibernética nacional e o investimento em alternativas tecnológicas brasileiras para reduzir a influência de empresas como a Starlink no Brasil. Ele defende que o governo utilize seu poder de compra para fomentar um ecossistema digital independente e seguro.

A revisão dos contratos ainda dependerá de avaliação do Palácio do Planalto e de órgãos reguladores, como a Anatel, que já analisam os impactos geopolíticos da presença da Starlink no país.
[bn1][/bn1]
Com informações do Brasil247

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: [email protected]

Fonte: PlantãoBrasil

COMECE A CONVERSA

O que você acha desta notícia?

Seja o primeiro a compartilhar sua opinião.

Comentários

Próxima notíciaRicharlison denuncia Flávio Bolsonaro e pede intervenção da PF em disputa por mansão