Política · Justiça · Segurança

DESESPERO TOMA CONTA! Bolsonaro convocou ato golpista e agora pode ser preso, diz STF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitou à Procuradoria-Geral da República (PGR) um parecer sobre um pedido de prisão preventiva de Jair Bolsonaro. A iniciativa partiu da vereadora Liana Cirne (PT-PE), que acusa o ex-presidente de tentar obstruir a Justiça e incitar crimes contra as instituições democráticas ao convocar manifestações pedindo anistia aos condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.
[bn1][/bn1]
Moraes, relator da investigação sobre a organização criminosa que tentou um golpe no Brasil, quer que o procurador-geral da República, Paulo Gonet, avalie se Bolsonaro cometeu delitos ao promover o ato em Copacabana, no Rio de Janeiro, em março deste ano. A vereadora argumenta que o ex-presidente, réu por liderar a tentativa de golpe, usa suas redes sociais para fomentar instabilidade institucional e desafiar decisões judiciais.

A notícia da solicitação de Moraes gerou reações desesperadas entre bolsonaristas, incluindo Eduardo Bolsonaro, que está nos Estados Unidos buscando apoio do governo Trump para atacar o STF. O deputado chamou Moraes de "psicopata" e insinuou que há perseguição contra seu pai. Já a senadora Damares Alves tentou desviar o foco, alegando que Bolsonaro estaria sendo perseguido injustamente, enquanto criminosos comuns permaneceriam impunes.
[bn1][/bn1]
Outro bolsonarista, o deputado Nikolas Ferreira, qualificou o pedido de Moraes como "piada" e convocou apoiadores para um novo ato golpista em São Paulo, marcado para o dia 6 deste mês. A extrema-direita segue tentando obstruir o debate sobre a anistia aos golpistas no Congresso, enquanto busca mobilizar sua base contra as investigações.

Caso a PGR entenda que há elementos suficientes para a prisão preventiva de Bolsonaro, Moraes poderá determinar sua detenção para garantir a ordem pública e o andamento do processo. A expectativa é que Gonet se manifeste nos próximos dias sobre o caso.

A ação contra Bolsonaro foi movida por Liana Cirne e Victor Fialho Pedrosa e destaca que as convocações do ex-presidente em suas redes sociais são uma clara tentativa de obstruir a Justiça, incitar novos atos golpistas e coagir o Judiciário. Diante disso, também foi solicitado que medidas cautelares sejam aplicadas para impedir novas convocações antidemocráticas.

Com informações da Fórum

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: [email protected]

Fonte: Plantão Brasil

COMECE A CONVERSA

O que você acha desta notícia?

Seja o primeiro a compartilhar sua opinião.

Comentários

Próxima notíciaRicharlison denuncia Flávio Bolsonaro e pede intervenção da PF em disputa por mansão