Política · Mundo

Lula cobra ação do TikTok e recebe resposta de apoio de Xi Jinping por redes mais seguras

Após o presidente Lula e a primeira-dama Janja defenderem a regulamentação das redes sociais em um encontro com o presidente da China, Xi Jinping, a plataforma TikTok enviou uma carta oficial ao governo brasileiro manifestando disposição para dialogar sobre sua atuação no país. A mensagem foi encaminhada ao Itamaraty e comunicada ao presidente pelo ministro Mauro Vieira.
[bn1][/bn1]
Durante o jantar diplomático, Lula alertou sobre os perigos dos conteúdos disseminados nas redes, citando especialmente os danos causados a crianças e mulheres. Janja, por sua vez, relatou o trágico caso de Sarah Raíssa Pereira, menina de 8 anos que morreu no Distrito Federal após participar do “desafio do desodorante”, popularizado pelo TikTok. A criança inalou gás aerossol e sofreu parada cardiorrespiratória.

Mesmo com especulações da imprensa conservadora sobre um suposto “climão”, Lula negou qualquer desconforto no encontro e afirmou que foi ele quem propôs o debate. O presidente contou que pediu pessoalmente a Xi Jinping que enviasse ao Brasil um representante de confiança para dialogar sobre regulamentação digital, especialmente em relação ao TikTok.
[bn1][/bn1]
Xi Jinping respondeu de forma positiva, reconhecendo o direito soberano do Brasil de regulamentar as plataformas digitais. A reação do líder chinês evidenciou respeito pela preocupação legítima do governo brasileiro em proteger seus cidadãos diante do avanço desenfreado da desinformação e dos conteúdos nocivos.

Também participaram do jantar o deputado Elmar Nascimento e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre. Para Lula, a presença dos parlamentares foi importante para reforçar a urgência do tema. “Não dá mais para conviver com os absurdos que as redes cometem sem que o Estado possa agir”, disse o presidente, deixando clara a necessidade de regulamentação.

A postura do governo Lula contrasta com a omissão cúmplice do bolsonarismo, que jamais se preocupou em proteger o povo dos riscos das redes. Agora, com diálogo e firmeza, o Brasil avança para garantir segurança digital e respeito aos direitos humanos.

Com informações da Fórum

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: [email protected]

Fonte: Plantão Brasil

COMECE A CONVERSA

O que você acha desta notícia?

Seja o primeiro a compartilhar sua opinião.

Comentários

Próxima notíciaRicharlison denuncia Flávio Bolsonaro e pede intervenção da PF em disputa por mansão