Hugo Motta rompe com bolsonarismo e confirma perda de mandato de Zambelli

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou nesta segunda-feira (10) que a ordem de prisão da ex-deputada Carla Zambelli, determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, deve ser integralmente cumprida. Segundo ele, trata-se de um caso sem precedentes na Casa, e uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) não está sujeita à votação parlamentar. Moraes também notificou a Câmara sobre a perda definitiva do mandato de Zambelli.
[bn1][/bn1]
A extremista bolsonarista teve seu último recurso rejeitado pela Primeira Turma do STF, sendo confirmada sua condenação a 10 anos de prisão pelos crimes ligados à invasão dos sistemas do CNJ. Ela também foi condenada a pagar R$ 2 milhões em indenização por danos morais coletivos e perdeu o mandato parlamentar. A cassação foi determinada automaticamente com a condenação em órgão colegiado da Suprema Corte.
Zambelli, que fugiu do Brasil para escapar da Justiça, encontra-se na Itália desde o dia 5 de junho, mesmo dia em que protocolou um pedido de afastamento de 120 dias da Câmara. A solicitação foi feita pouco antes de o STF expedir a ordem de prisão, numa tentativa clara de manobra para escapar da punição. Antes disso, ela já havia obtido uma licença médica de uma semana, assinada pelo próprio presidente da Casa.
[bn1][/bn1]
Ao comentar o caso em um evento em São Paulo, Hugo Motta foi direto: “A decisão judicial tem que ser cumprida”. Segundo ele, com o julgamento concluído e a condenação determinada pelo STF, não cabe à Câmara deliberar sobre o caso. O afastamento de Zambelli abrirá espaço para a posse do suplente Coronel Tadeu (PL-SP), que assume o mandato durante a licença da parlamentar foragida.
A postura de Motta marca um distanciamento político do bolsonarismo e enfraquece ainda mais a tentativa da extrema direita de transformar Zambelli em mártir. A parlamentar, que vinha sendo tratada como figura central nas redes bolsonaristas, agora enfrenta isolamento jurídico e político, além de ser alvo da Interpol. Sua fuga confirma o desprezo do bolsonarismo pelas instituições democráticas.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: [email protected]
Fonte: Plantão Brasil

O que você acha desta notícia?
Seja o primeiro a compartilhar sua opinião.