Política · Justiça

PGR pede 43 anos de cadeia pra Bolsonaro e o Brasil comemora nas redes!

A Procuradoria-Geral da República pediu nesta segunda-feira (14) a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro por liderar uma série de crimes ligados à tentativa de golpe de Estado após sua derrota nas urnas em 2022. Segundo a PGR, as penas somadas podem alcançar até 43 anos de prisão, caso o Supremo Tribunal Federal acate integralmente os pedidos da acusação.
[bn1][/bn1]
A manifestação final da PGR no processo que investiga a trama golpista aponta que Bolsonaro articulou um plano sistemático e progressivo para atacar as instituições democráticas e impedir a posse do presidente legitimamente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva. O ex-capitão da reserva, com apoio de militares e aliados, tentou sabotar a alternância de poder por meio de mentiras, intimidação e violência.

Entre os crimes apontados, Bolsonaro é acusado de liderar organização criminosa armada, com uso de armas de fogo e envolvimento de agentes públicos — o que agrava a pena. Também foi denunciado por abolição violenta do Estado Democrático de Direito e por tentativa de golpe de Estado, com penas que variam entre 8 e 12 anos.
[bn1][/bn1]
A PGR também pediu que ele seja condenado por dano qualificado ao patrimônio público, com base na sua responsabilidade nos atos de 8 de janeiro de 2023, quando bolsonaristas invadiram e destruíram as sedes dos Três Poderes em Brasília. O crime envolve grave ameaça, violência e prejuízo à União. A pena para esse crime pode chegar a 6 anos.

Por fim, o ex-presidente também poderá ser responsabilizado por deterioração de patrimônio tombado, com pena de até 3 anos de prisão. Esse item se refere aos danos causados a obras de valor histórico e cultural durante os ataques golpistas. A acusação está detalhada em um parecer de 517 páginas, entregue ao Supremo.

Se a Primeira Turma do STF acolher todos os argumentos da PGR, Bolsonaro poderá finalmente responder à altura pelos crimes que cometeu contra o povo brasileiro, contra a democracia e contra a soberania nacional, que tanto desprezou enquanto alimentava seus delírios autoritários.

Confira a repercussão:





[bn2][/bn2]









[bn2][/bn2]









Com informações do Terra/DCM

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: [email protected]

Fonte: Plantão Brasil

COMECE A CONVERSA

O que você acha desta notícia?

Seja o primeiro a compartilhar sua opinião.

Comentários

Próxima notíciaRicharlison denuncia Flávio Bolsonaro e pede intervenção da PF em disputa por mansão