Política · Justiça · Mundo · Segurança

Bolsonarista George Santos vai para a cadeia nos EUA por fraude e roubo de identidade

O ex-deputado norte-americano George Santos, filho de brasileiros e aliado declarado do bolsonarismo, deve se entregar às autoridades dos Estados Unidos nesta sexta-feira (25), para começar a cumprir pena de sete anos de prisão. Ele foi condenado em abril por crimes como fraude eletrônica e falsidade ideológica, em um escândalo envolvendo o financiamento de sua campanha ao Congresso.
[bn1][/bn1]
Expulso da Câmara dos Deputados dos EUA em 2023, Santos teve um mandato conturbado como republicano por Nova York, marcado por mentiras em série, corrupção e uso indevido de recursos. No acordo judicial, o bolsonarista confessou ter roubado a identidade de ao menos dez pessoas, inclusive de familiares, e aceitou pagar cerca de US$ 580 mil em multas.


Segundo a imprensa americana, Santos tinha até o dia 25 de julho para se apresentar voluntariamente, o que deve ocorrer hoje. Em carta ao tribunal, admitiu estar “profundamente arrependido”, embora tenha reclamado da “severidade” da sentença. Já nas redes sociais, adotou um tom sarcástico em sua despedida: “Talvez eu esteja saindo de cena (por enquanto), mas lendas nunca se despedem de verdade”.
[bn1][/bn1]
Eleito em 2022 como o primeiro republicano assumidamente gay a representar parte do Queens e Long Island, reduto tradicionalmente democrata, Santos caiu em desgraça após a revelação de uma extensa rede de mentiras. Forjou passagens por grandes empresas, omitiu dívidas e processos judiciais e até inventou histórias sobre sua mãe.

[bn1][/bn1]
Entre as farsas mais grotescas, estão a falsa alegação de que sua mãe teria sobrevivido aos ataques de 11 de setembro — o que foi desmentido por documentos oficiais — e a mentira de que seus avós maternos eram judeus sobreviventes do Holocausto. Ele também inventou ter perdido funcionários no atentado à boate Pulse, sem qualquer comprovação.

Fora da política, Santos ficou conhecido no carnaval carioca como Kitara Ravache, personagem drag que desfilava em Niterói. A revelação foi feita por Eula Rochard, ativista trans e ex-amiga do ex-deputado. Em 2023, ele mesmo reviveu Kitara em um vídeo, ironizando seu passado: “Aqui é Kitara, sua favorita, após 18 anos no armário. George Santos me trouxe de volta”.

Com informações do DCM

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: [email protected]

Fonte: Plantão Brasil

COMECE A CONVERSA

O que você acha desta notícia?

Seja o primeiro a compartilhar sua opinião.

Comentários

Próxima notíciaRicharlison denuncia Flávio Bolsonaro e pede intervenção da PF em disputa por mansão