Política · Mundo

URGENTE: "Fuga de Bolsonaro pela embaixada dos EUA é risco real"

O deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) fez um alerta grave nesta sexta-feira (30): a possibilidade de Jair Bolsonaro tentar fugir do país por meio da embaixada dos Estados Unidos é real e requer atenção imediata das autoridades brasileiras. Em entrevista coletiva no Congresso, o petista destacou que o ex-presidente mantém articulações para obter asilo diplomático e escapar da Justiça brasileira.
[bn1][/bn1]
"Temos informações consistentes de que Bolsonaro e sua cúpula mantêm contactos com setores reacionários dentro do governo norte-americano para viabilizar uma saída ilegal do país. É um risco concreto que não podemos subestimar", afirmou Lindbergh. O parlamentar relatou que a estratégia bolsonarista inclui pedido de refúgio político na embaixada dos EUA em Brasília, seguido de traslado para território norte-americano.

Lindbergh exigiu que o Itamaraty e o Ministério da Justiça atuem preventivamente para bloquear qualquer tentativa de fuga. "Não podemos permitir que um criminoso contra a democracia use imunidade diplomática para fugir de seus crimes. Os EUA não podem ser cúmplices dessa farsa", declarou, recebendo apoio imediato de parlamentares da base governista.
[bn1][/bn1]
O alerta ocorre no contexto de crescentes tensões entre Brasil e Estados Unidos, após sanções aplicadas pelo governo norte-americano contra autoridades brasileiras. Setores do governo Lula avaliam que a postura intervencionista de alguns congressistas republicanos poderia facilitar uma manobra irregular de proteção a Bolsonaro.

Juristas constitucionalistas ouvidos pela reportagem confirmaram que a hipótese, embora extrema, é juridicamente possível – considerando especialmente o histórico de intervencionismo norte-americano na América Latina. "Seria uma violação gravíssima da soberania nacional, mas não é algo inédito na história das relações diplomáticas", avaliou um professor de direito internacional da USP.
[bn1][/bn1]

[bn1][/bn1]
Com informações do X

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: [email protected]

Fonte: PlantãoBrasil

COMECE A CONVERSA

O que você acha desta notícia?

Seja o primeiro a compartilhar sua opinião.

Comentários

Próxima notíciaRicharlison denuncia Flávio Bolsonaro e pede intervenção da PF em disputa por mansão