Política · Justiça

Tarcísio pode perder o cargo por usar recursos públicos em defesa de Bolsonaro

Os deputados estaduais Antonio Donato (PT) e Guilherme Cortez (PSOL) protocolaram nesta terça-feira (9) um pedido de impeachment contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). A iniciativa é assinada pelas federações PT/PCdoB/PV e PSOL/Rede e acusa o bolsonarista de crime de responsabilidade.
[bn2][/bn2]
Segundo a representação, Tarcísio teria usado sua posição e recursos públicos para articular, em Brasília, entre os dias 1º e 5 de setembro, um projeto de anistia destinado a beneficiar Jair Bolsonaro e demais réus da Ação Penal 2668, que julga a tentativa de golpe de Estado. Para os autores, a conduta configurou “tentativa explícita de interferência na jurisdição do Supremo Tribunal Federal”, em afronta direta à independência do Judiciário.

O documento aponta ainda que a agenda oficial do governador registrava compromissos apenas nos dias 2 e 3 de setembro, sem relação com pautas estaduais. Para os parlamentares, isso comprova que os deslocamentos e reuniões tiveram caráter exclusivamente político, em desvio de finalidade.
[bn1][/bn1]
A peça também cita o discurso de Tarcísio na Avenida Paulista durante o 7 de setembro, quando ele atacou o ministro Alexandre de Moraes, endossou gritos de “Fora Moraes” e acusou o STF de “tirania”. As falas, segundo os deputados, configuram incitação à desobediência de decisões judiciais e tentativa de deslegitimar o processo contra Bolsonaro e cúmplices.

Além de crime de responsabilidade, o texto aponta que Tarcísio pode responder por coação no curso do processo, incitação ao crime e até por abolição violenta do Estado Democrático de Direito. “A soma dessas práticas revela abuso reiterado do cargo, subversão do juramento constitucional e ameaça concreta ao regime democrático”, afirma a representação.

O pedido solicita que a Assembleia Legislativa de São Paulo abra processo de apuração que pode culminar na perda do mandato do governador.

Com informações da Fórum

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: [email protected]

Fonte: Plantão Brasil

COMECE A CONVERSA

O que você acha desta notícia?

Seja o primeiro a compartilhar sua opinião.

Comentários

Próxima notíciaRicharlison denuncia Flávio Bolsonaro e pede intervenção da PF em disputa por mansão