Mundo

Petro propõe tirar sede da ONU dos EUA após ter visto cancelado por Trump

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, defendeu a mudança da sede da ONU de Nova York para um local "mais democrático" como retaliação ao cancelamento de seu visto pelos Estados Unidos. Em publicação nas redes sociais, o líder colombiano acusou Donald Trump de violar os princípios fundamentais da organização internacional e propôs Doha, capital do Catar, como nova sede das Nações Unidas. "O direito internacional é a sabedoria da humanidade e me protege", afirmou Petro, conectando a medida às suas denúncias sobre genocídio em Gaza.
[bn1][/bn1]
A posição do presidente colombiano reforça seu histórico de críticas à ofensiva israelense na Faixa de Gaza, onde mais de 65 mil palestinos morreram desde outubro de 2023, segundo autoridades locais. A ONU já alertou que mais de meio milhão de pessoas enfrentam fome no território, com previsão de que 640 mil alcancem níveis catastróficos de insegurança alimentar.
[bn1][/bn1]
A Corte Internacional de Justiça já determinou que Israel adote medidas para evitar genocídio e expediu mandados de prisão contra o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, embora não tenha suspendido a ofensiva militar.
[bn1][/bn1]

[bn1][/bn1]
Com informações do X

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: [email protected]

Fonte: PlantãoBrasil

COMECE A CONVERSA

O que você acha desta notícia?

Seja o primeiro a compartilhar sua opinião.

Comentários

Próxima notíciaRicharlison denuncia Flávio Bolsonaro e pede intervenção da PF em disputa por mansão