Política

Banqueiro acusa Bolsonaro de aplicar "golpe interno" e sabotar a direita para beneficiar apenas a si mesmo

A sexta-feira provocou uma onda de choque na Faria Lima e derrubou os mercados após Jair Bolsonaro, preso preventivamente, anunciar a candidatura do filho Flávio à Presidência. Em análise publicada no Brazil Journal, o influente banqueiro Ricardo Lacerda não poupa críticas: classifica o movimento como um "golpe" interno aplicado por Bolsonaro contra a própria direita, motivado apenas pelo seu interesse pessoal de barganha diante de uma pena de 27 anos. O gesto, segundo Lacerda, sabotou o nome preferido do mercado e do centro, o governador Tarcísio de Freitas, e tende a implodir o campo conservador, entregando "de bandeja" mais cinco anos de governo Lula.
[bn1][/bn1]
O autor relembra que Bolsonaro, um político sem expressão por décadas, foi projetado à força pelo antipetismo e que seus acertos se deram mais por omissão do que por mérito. Desde a derrota em 2022, avalia Lacerda, a família Bolsonaro passou a sabotar o país de forma sistemática, com o 8 de janeiro enfraquecendo setores de uma direita democrática. A conduta da família, que já demonstrava desprezo institucional com frases sobre fechar o Supremo e apologia à tortura, evoluiu, na visão do banqueiro, para uma "verdadeira traição à Pátria".
[bn1][/bn1]
Para Lacerda, imaginar um novo ciclo presidencial da família Bolsonaro, já derrotada dentro do próprio Planalto e envolvida em inúmeros escândalos, "é absoluta insanidade". Ele sugere que Tarcísio de Freitas diga a Bolsonaro a mesma frase que o governador usou contra Lula: "Se quiser fazer um favor ao Brasil, sai de cena." O artigo conclui que o país precisa de uma liderança conservadora com força e personalidade para enfrentar crises, e não de quem busca "lamber as sobras do bolsonarismo".
[bn1][/bn1]
Com informações do Brazil Journal

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: [email protected]

Fonte: PlantãoBrasil

COMECE A CONVERSA

O que você acha desta notícia?

Seja o primeiro a compartilhar sua opinião.

Comentários

Próxima notíciaRicharlison denuncia Flávio Bolsonaro e pede intervenção da PF em disputa por mansão