Política · Economia

Para Lula, agro produz para fora e não para o povo brasileiro

Em uma fala direcionada ao coração do debate sobre a soberania alimentar, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez uma crítica incisiva ao modelo do agronegócio de exportação e reafirmou a centralidade da agricultura familiar para a mesa do brasileiro. Durante discurso no 14º Encontro Nacional do MST, em Salvador, Lula traçou uma linha clara de separação: “O agro produz para exportar, e os pequenos produzem para a gente comer. Isso precisa ficar claro para a população brasileira”. A declaração, feita para milhares de sem-terra, ressoa como um manifesto político que redefine prioridades nacionais.
[bn1][/bn1]
A fala de Lula não é retórica vazia; encontra respaldo em dados robustos. Segundo o Anuário Estatístico da Agricultura Familiar 2023, produzido pela Contag e Dieese, os agricultores familiares brasileiros, se formassem um país, seriam o oitavo maior produtor de alimentos do mundo. Esse setor, que responde por 77% dos estabelecimentos rurais do país (cerca de 3,9 milhões de propriedades) e ocupa 23% da área agricultável, é responsável por 67% das ocupações no campo, envolvendo 10,1 milhões de trabalhadores. A região Nordeste concentra quase metade dessa mão de obra, evidenciando seu papel social e econômico estruturante.
[bn1][/bn1]
Ao fazer essa distinção, Lula realiza um movimento duplo: valoriza o MST e a reforma agrária como pilares de um projeto de desenvolvimento popular e, ao mesmo tempo, desconstrói a narrativa hegemônica de que o “agro” é sinônimo único de produção de comida para os brasileiros. O presidente sinaliza que, enquanto o agronegócio – que recuou 3,2% no PIB de 2024 – prioriza commodities para o mercado externo, é a agricultura familiar que garante a segurança alimentar interna. O discurso é, portanto, um chamado para que o país reconheça e fortaleça quem realmente alimenta sua população, em um claro reposicionamento da política agrícola nacional.
[bn1][/bn1]
Com informações do Brasil247

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: [email protected]

Fonte: PlantãoBrasil

COMECE A CONVERSA

O que você acha desta notícia?

Seja o primeiro a compartilhar sua opinião.

Comentários

Próxima notíciaRicharlison denuncia Flávio Bolsonaro e pede intervenção da PF em disputa por mansão