Política · Economia

Presidente do Republicanos diz que pobre com tempo livre vai se entregar a "drogas e jogos" e causa revolta nas redes; vídeo de Lula em 1988 ressurge

A declaração do presidente nacional do Republicanos, deputado Marcos Pereira, contra a Proposta de Emenda à Constituição que prevê o fim da escala de trabalho 6x1 provocou forte reação nas redes sociais e reabriu o debate sobre a redução da jornada no Brasil. Em entrevista à Folha de S.Paulo, Pereira afirmou que "ócio demais faz mal" e que o trabalhador pobre, com mais tempo livre, estaria "mais exposto a drogas, a jogos de azar". As declarações foram amplamente criticadas por internautas, que apontaram estigmatização das camadas mais pobres e questionaram a associação entre redução da jornada e aumento de problemas sociais.
[bn1][/bn1]
No mesmo contexto, voltou a circular um vídeo de 1988 em que o então deputado Lula defendia a redução da jornada de trabalho e a valorização do salário mínimo em entrevista ao programa Roda Viva. Na ocasião, Lula criticou a postura arcaica do empresariado brasileiro, afirmando que "na hora de ganhar dinheiro, o empresário pensa como um moderno do século XXI; na hora de pagar, pensa como um arcaico do século passado". Lula também rebateu argumentos de que a redução da jornada geraria desemprego ou ócio prejudicial, citando experiências internacionais e questionando: "Será que nós, trabalhadores, somos imbecis de reivindicar alguma coisa que prejudique a gente?".

Pereira também revelou ter levado suas preocupações ao presidente da Câmara, Hugo Motta, defendendo que o tema não deve ser votado em ano eleitoral. A PEC, que reúne propostas da deputada Érika Hilton (Psol-SP) e do deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), segue em tramitação na Câmara com apoio do governo Lula e das centrais sindicais.
[bn1][/bn1]

[bn1][/bn1]
Com informações do X


Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: [email protected]

Fonte: PlantãoBrasil

COMECE A CONVERSA

O que você acha desta notícia?

Seja o primeiro a compartilhar sua opinião.

Comentários

Próxima notíciaRicharlison denuncia Flávio Bolsonaro e pede intervenção da PF em disputa por mansão