Política · Justiça · Mundo · Segurança

Ramagem é preso nos EUA após fuga e Lindbergh celebra "vitória da democracia"

A tentativa de Alexandre Ramagem de se esquivar da Justiça brasileira chegou ao fim nesta segunda-feira (13). O ex-diretor da Abin e ex-deputado foi preso nos Estados Unidos pelo Serviço de Imigração (ICE), após passar meses foragido. A notícia provocou uma reação imediata do deputado Lindbergh Farias (PT-RJ), que havia solicitado a prisão preventiva e a inclusão de Ramagem na lista vermelha da Interpol ainda em novembro de 2025. Para Lindbergh, o desfecho confirma a seriedade das instituições brasileiras: "Ninguém pode transformar fuga internacional em mecanismo de evasão da Justiça".
[bn1][/bn1]
Ramagem foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a uma pena de 16 anos e um mês por sua participação na trama golpista que visava desestabilizar o Estado Democrático de Direito. O processo, relatado pelo ministro Alexandre de Moraes, culminou na condenação de 29 pessoas, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro. Mesmo após Ramagem afirmar publicamente que estava "seguro" nos EUA com a suposta anuência do governo Trump, o rigor dos acordos de cooperação internacional e a pressão jurídica brasileira prevaleceram, levando à sua detenção em solo americano.
[bn1][/bn1]
A prisão nos EUA é o primeiro passo para o processo de extradição. Com o nome na difusão vermelha da Interpol desde dezembro de 2025, Ramagem agora aguarda os trâmites legais entre Washington e Brasília para ser devolvido ao Brasil, onde deverá cumprir sua pena em regime fechado. O caso é visto por aliados do governo Lula como um marco no combate à impunidade de autoridades que atentaram contra a democracia, reforçando que o uso de rotas de fuga — como a saída por Roraima utilizada pelo ex-parlamentar — não garante a liberdade diante de crimes de natureza constitucional.
[bn1][/bn1]

[bn1][/bn1]
Com informações do X

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: [email protected]

Fonte: PlantãoBrasil

COMECE A CONVERSA

O que você acha desta notícia?

Seja o primeiro a compartilhar sua opinião.

Comentários

Próxima notíciaRicharlison denuncia Flávio Bolsonaro e pede intervenção da PF em disputa por mansão