Política · Mundo

Lula reage a Marco Rubio e diz que não aceitará interferência dos EUA nas eleições de 2026

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira que, se o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, quiser apoiar a candidatura de seu adversário na disputa presidencial, o senador Flávio Bolsonaro, “que venha” e “monte um comitê”. O pronunciamento ocorreu durante a convenção nacional do Partido Democrático Trabalhista, evento em que a legenda oficializou seu apoio formal à reeleição do atual chefe do Executivo nas eleições de 2026.
[bn1][/bn1]
Em seu discurso focado na defesa da soberania e da democracia, Lula criticou duramente os políticos da oposição que mantêm proximidade com o governo norte-americano. Sem citar nomes de forma direta, o presidente chamou de “traidores” aqueles que viajam aos Estados Unidos para pedir sanções e punições econômicas contra o próprio país, em referência implícita aos filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro e seus aliados políticos no Congresso Nacional.

A declaração do presidente ocorre em meio ao aumento da tensão comercial entre os dois países. Na última semana, o Escritório do Representante de Comércio dos Estados Unidos anunciou a aplicação de uma tarifa adicional de 25% sobre diversos produtos exportados pelo Brasil. Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, as novas barreiras comerciais impostas pela administração do presidente Donald Trump afetam diretamente setores como madeira, máquinas, equipamentos eletrônicos, móveis, calçados e açúcar.
[bn1][/bn1]
Ao responder às pressões e às ameaças de retaliação comercial, o presidente enfatizou que a condução do país e o resultado do processo eleitoral dizem respeito apenas ao povo brasileiro. Lula reiterou que o governo não aceitará ingerência externa nas decisões nacionais e reafirmou o compromisso de proteger a produção interna e as instituições democráticas contra tentativas de enfraquecimento da autonomia do Brasil.

Assista ao vídeo publicado pelo ativista Thiago dos Reis no X:

Com informações do Braasil 247/X

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: [email protected]

Fonte: PlantãoBrasil

COMECE A CONVERSA

O que você acha desta notícia?

Seja o primeiro a compartilhar sua opinião.

Comentários

Próxima notíciaRicharlison denuncia Flávio Bolsonaro e pede intervenção da PF em disputa por mansão