PF identifica origem de fake news em IP ligado ao governo Raquel Lyra e Fachin envia caso ao STJ

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Edson Fachin, tomou uma decisão devastadora para o governo de Pernambuco ao determinar o envio ao Superior Tribunal de Justiça do inquérito da Polícia Federal que investiga uma rede clandestina de desinformação ligada à governadora Raquel Lyra. A investigação apontou indícios estarrecedores do uso da máquina pública e de recursos estaduais para bancar o disparo sistemático de notícias falsas e ataques virtuais contra adversários políticos na disputa eleitoral no estado.
[bn1][/bn1]
A perícia técnica da Polícia Federal revelou uma prova irrefutável ao cruzar os dados digitais da estrutura investigada. De acordo com o relatório citado por Fachin, os uploads de arquivos efetuados pela conta oficial da própria governadora e por perfis anônimos utilizados para difamação partiam exatamente do mesmo endereço de IP, registrado em nome de uma autarquia de tecnologia da informação do estado de Pernambuco. A constatação desmonta a narrativa de isolamento e comprova o uso da infraestrutura governamental para subsidiar a guerra suja nas redes.
Diante do conjunto probatório reuniu pela PF, o presidente do STF destacou que os fatos apontam para o desvio explícito de dinheiro público, possivelmente escoado por meio de contratos de publicidade da Secretaria de Comunicação para financiar a militância digital paga. O esquema já havia sofrido um forte abalo com o vazamento de reuniões nas quais um servidor cedido ao governo negociava a operação de mais de 300 perfis falsos dedicados a fabricar mentiras contra a oposição.
[bn1][/bn1]
Como os elementos colhidos pela PF demonstram que os crimes de desinformação e desvio de verbas visavam precipuamente o controle político regional e a disputa eleitoral em Pernambuco — sem ataques diretos às instâncias superiores —, Fachin remeteu o processo ao STJ. A corte é o foro competente para processar e julgar governadores por crimes comuns e eleitorais, colocando Raquel Lyra no centro de uma apuração criminal que pode ter graves desdobramentos sobre o seu mandato.
[bn1][/bn1]
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: [email protected]
Fonte: PlantãoBrasil

O que você acha desta notícia?
Seja o primeiro a compartilhar sua opinião.