Política · Justiça

Flávio Bolsonaro é punido pelo STF por propaganda irregular contra Lula

O candidato da extrema direita Flávio Bolsonaro sofreu uma derrota na Justiça Eleitoral após o ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), aplicar uma multa de R$ 5 mil contra sua campanha. A decisão atendeu a uma representação da campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e confirmou o uso irregular de recursos de impulsionamento digital para veicular propaganda negativa contra o adversário político, prática proibida pela legislação vigente.
[bn1][/bn1]
Na publicação punida, a equipe de Flávio Bolsonaro utilizou o mecanismo pago das redes sociais para difundir acusações de que Lula teria "abandonado o Brasil", buscando desgastar a imagem do presidente. A Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE) e o ministro relator destacaram que a Lei das Eleições autoriza o impulsionamento exclusivo para promoção de propostas e do próprio candidato, vedando expressamente a contratação de links pagos para desqualificar opositores.

Além da sanção financeira, a decisão proíbe a campanha do bolsonarista de realizar novas contratações de conteúdo pago com igual teor depreciativo. A medida reforça os mecanismos de controle contra abusos na propaganda eleitoral e impõe limites à tática de propagação de ataques nas redes sociais durante a disputa presidencial.
[bn1][/bn1]
Com informações da Agência Brasil

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: [email protected]

Fonte: PlantãoBrasil

COMECE A CONVERSA

O que você acha desta notícia?

Seja o primeiro a compartilhar sua opinião.

Comentários

Próxima notíciaRicharlison denuncia Flávio Bolsonaro e pede intervenção da PF em disputa por mansão