Política · Economia · Segurança

Mensagens da PF revelam que dono do Banco Master financiava a direita

Diálogos interceptados pela Polícia Federal mostram Daniel Vorcaro articulando apoio político e cobrando alinhamento de parlamentares bolsonaristas.

Foto: - André Valadão com Daniel Vorcaro e Nikolas Ferreira (Divulgação / Rede X André Valadão) · Original e licença

Mensagens interceptadas pela Polícia Federal e reveladas pela Agência Pública neste domingo (18) expõem a articulação política de Daniel Vorcaro, dono do Banco Master. Em diálogos com o pastor André Valadão, da Igreja Batista da Lagoinha, o banqueiro afirmou explicitamente: "apoiamos a direita".

O registro ocorreu em abril de 2024, após Vorcaro se irritar com uma publicação do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG). O parlamentar havia compartilhado um conteúdo crítico a um evento organizado pelo banco. Na ocasião, o banqueiro questionou a postura do deputado, argumentando que o material vinha de "um blog de esquerda, que sabe que apoiamos a direita".

A mediação de Valadão resultou em um pedido de desculpas formal de Nikolas Ferreira, enviado por áudio em março de 2025. Na gravação, o deputado justificou que não tinha conhecimento da ligação do banco com o evento e expressou interesse em estreitar laços com o empresário, afirmando que gostaria de ter mais proximidade.

A investigação da PF também aponta para uma estrutura de apoio financeiro que envolve o círculo familiar do banqueiro. Fabiano Campos Zettel, cunhado de Vorcaro e também pastor da Lagoinha, foi um dos maiores doadores das eleições de 2022, destinando R$ 3 milhões à campanha de Jair Bolsonaro e R$ 2 milhões à de Tarcísio de Freitas. Atualmente, Vorcaro e Zettel são investigados por suspeitas de fraude nas operações do Banco Master.

Fonte: Revista Fórum

COMECE A CONVERSA

O que você acha desta notícia?

Seja o primeiro a compartilhar sua opinião.

Comentários

Próxima notíciaJustiça Eleitoral investiga campanha de Gustavo Gayer por suspeita de abuso econômico