Política · Economia

Lula quer Meirelles na Fazenda e Barbosa no planejamento

Segundo Kennedy Alencar, ex-presidente Lula sugeriu à presidente Dilma Rousseff colocar o ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles no Ministério Fazenda e o ex-secretário-executivo dessa pasta Nelson Barbosa no Planejamento; o Banco Central ficaria sob o comando de Alexandre Tombini, com algumas trocas de diretores; Meirelles passaria a ser o fiador da política econômica. Com Nelson Barbosa, Dilma manteria alguma influência, apesar de ele ter deixado o governo por discordar de decisões que tiveram aval da presidente, diz

A presidente Dilma Rousseff só deve anunciar a reforma ministerial após o encontro do G20 na próxima semana. Há uma lista de nomes do mercado cotados para a equipe econômica. No entanto, segundo o colunista Kennedy Alencar, ela deve levar em consideração a opinião do ex-presidente Lula.

Ele sugere colocar o ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles no Ministério Fazenda e o ex-secretário-executivo dessa pasta Nelson Barbosa no Planejamento. O Banco Central ficaria sob o comando de Alexandre Tombini, com algumas trocas de diretores.

Segundo o colunista, Meirelles passaria a ser o fiador da política econômica. Seria um ministro praticamente indemissível. Com Nelson Barbosa, Dilma manteria alguma influência sobre a política econômica, apesar de ele ter deixado o governo por discordar de decisões que tiveram aval da presidente.

“Haverá mudança com qualquer um dos dois, mas existiriam diferenças. Do ponto de vista das expectativas, a escolha de Meirelles seria um sinal muito positivo para os agentes econômicos. Um plano fiscal que estabelecesse, por exemplo, um superávit primário de 1% em 2015, de 1,5% em 2016 e de 2% em 2017 e 2018 teria muito mais chance de ser aceito se fosse apresentado por Meirelles”, afirma.

Fonte: Brasil 247

COMECE A CONVERSA

O que você acha desta notícia?

Seja o primeiro a compartilhar sua opinião.

Comentários

Próxima notíciaRicharlison denuncia Flávio Bolsonaro e pede intervenção da PF em disputa por mansão