6675 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O governo do Canadá manifestou interesse em retomar as negociações com o Mercosul para um acordo de livre comércio. A informação foi confirmada pelo ministro do Comércio Exterior canadense, Maninder Sidhu, em entrevista à agência Reuters nesta quinta-feira (17). Segundo ele, há disposição de ambos os lados para reabrir o diálogo com vistas à integração econômica.
“Conversei com o ministro das Relações Exteriores do Brasil, e há interesse em realizar conversas sobre o Mercosul”, declarou Sidhu, destacando que o Brasil, sob a liderança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tem desempenhado papel central na rearticulação do bloco sul-americano. Em abril, Lula já havia indicado que o estreitamento dos laços com o Canadá estava no radar de sua política de reconstrução das relações internacionais.
Enquanto isso, o primeiro-ministro canadense, Mark Carney, tenta fechar um novo acordo bilateral com os Estados Unidos até 1º de agosto, pressionado pelas tarifas protecionistas impostas por Donald Trump. A movimentação canadense demonstra uma tentativa clara de reduzir a dependência econômica dos EUA, buscando parceiros mais confiáveis e abertos ao diálogo, como os países do Sul Global.
Maninder Sidhu reforçou que o Canadá quer diversificar seus mercados, tendo firmado recentemente acordos com o Equador e com os Emirados Árabes Unidos. Também há tratativas com países da Ásia e até mesmo a China, apesar de tensões diplomáticas. A Índia também está no radar canadense, após sinais de reaproximação política entre os dois países.
O avanço do Canadá sobre o Mercosul ocorre num momento estratégico, em que o Brasil exerce protagonismo global por meio do BRICS e da presidência rotativa do G20. A queda na dependência canadense dos EUA — de 75% para 68% nas exportações — reforça a urgência de novos mercados. Para Lula, é mais uma oportunidade de fortalecer a soberania regional e consolidar o Brasil como interlocutor chave nas grandes negociações internacionais.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.