Brasil amplia Margem Equatorial com base em decisão da ONU
Compartilhe
934 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou a delimitação de 11 novos setores exploratórios, englobando 501 blocos em águas ultraprofundas na Margem Equatorial. A nova reconfiguração territorial decorre do reconhecimento internacional da Comissão de Limites da Plataforma
Continental da ONU, que acatou o pleito brasileiro para incorporar cerca de 360 mil quilômetros quadrados à sua plataforma continental estendida extensão territorial comparável à área da Alemanha. Os novos blocos distribuem-se pelas bacias de Barreirinhas, Ceará, Foz do Amazonas, Potiguar e Pará-Maranhão, em profundidades de lâmina d’água superiores a 3 mil metros. Classificadas pela ANP como Nova Fronteira
Exploratória, as áreas visam estruturar o conhecimento geológico e geofísico da região sem contratação imediata, dependendo de avaliações regulatórias e socioambientais para eventual inclusão no sistema de Oferta Permanente. A expansão reforça a soberania sobre a chamada "Amazônia Azul" e assume papel estratégico na busca pela reposição de reservas de petróleo brasileiras no longo prazo.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.
