Política

Frente ampla: ex-ministros de FHC e nomes da centro-direita declaram apoio à reeleição de Lula

Figuras históricas da centro-direita e ex-integrantes do governo FHC assinam manifesto em defesa da democracia e da reeleição do presidente Lula.

Foto: Lula Crédito: Ricardo Stuckert · Original e licença

Em um movimento que reforça a frente democrática em torno da reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), um grupo de ex-ministros do governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB), intelectuais e personalidades da centro-direita divulgou um manifesto público de apoio ao petista. O documento destaca a necessidade de preservar as instituições e os direitos sociais diante do projeto político representado pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

Entre os signatários, figuram nomes de peso como o ex-ministro da Justiça Miguel Reale Jr., o ex-ministro da Fazenda Rubens Ricupero e Beatriz Cardoso, filha de FHC. Ao todo, quatro ex-integrantes da gestão tucana subscrevem o texto, que reconhece a existência de divergências políticas com o atual governo, mas coloca a defesa da democracia acima de preferências partidárias.

O manifesto foi apresentado durante o evento “Encontro pela democracia, pela estabilidade, pela justiça socioambiental e pelo Brasil”, que reuniu o vice-presidente Geraldo Alckmin e os ministros Fernando Haddad, Marina Silva e Simone Tebet. Para Alckmin, a adesão de setores fora da esquerda é fundamental: “A reeleição do presidente Lula é uma medida civilizatória”, afirmou o vice-presidente.

Segundo apuração do portal Metrópoles, os signatários enfatizam que a escolha não é apenas por um nome, mas pelo futuro do país. O texto alerta que o projeto de Flávio Bolsonaro representa ameaças aos princípios democráticos e riscos à interlocução internacional do Brasil, defendendo que a reeleição de Lula é o caminho mais seguro para garantir o equilíbrio entre os Poderes e o desenvolvimento econômico com justiça social.

Fonte: Brasil 247

COMECE A CONVERSA

O que você acha desta notícia?

Seja o primeiro a compartilhar sua opinião.

Comentários

Próxima notíciaCenário eleitoral: Lavareda aponta retomada de Lula e traça paralelo com virada de 2014