Política · Economia · Justiça

TSE investiga suposta troca de votos por verbas públicas no Mato Grosso do Sul

O corregedor-geral eleitoral, ministro Ricardo Villas Bôas Cueva, autorizou a apuração de denúncia contra Flávio Bolsonaro e aliados por suspeita de abuso de poder político e econômico.

Foto: Flávio Bolsonaro Crédito: Reuters/Adriano Machado · Original e licença

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) iniciou uma apuração formal para verificar se houve uso indevido da máquina pública em Mato Grosso do Sul. A ação, movida pela coligação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, aponta que aliados de Flávio Bolsonaro teriam condicionado o envio de emendas parlamentares ao resultado das urnas em municípios da região.

A denúncia baseia-se em falas atribuídas ao ex-governador Reinaldo Azambuja. De acordo com o relato, ele teria sinalizado a prefeitos que as cidades com maior votação para o candidato do PL seriam contempladas com recursos federais. Além de Azambuja e Flávio Bolsonaro, a senadora Tereza Cristina e o senador eleito Capitão Contar foram incluídos no processo como alvos da investigação.

Ao analisar o pedido, o ministro Ricardo Villas Bôas Cueva entendeu que existem indícios que justificam a abertura de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral. O magistrado ordenou que os citados sejam comunicados oficialmente para que possam apresentar suas justificativas sobre o episódio.

O relator destacou que a medida é fundamental para esclarecer a extensão da conduta e o grau de envolvimento de cada um dos citados. No entanto, o ministro optou por não atender ao pedido da campanha petista para impedir, de forma preventiva, que novas promessas desse tipo fossem feitas, sob o argumento de que não há provas concretas de que a prática esteja sendo reiterada.

Em resumo: - O TSE abriu investigação contra Flávio Bolsonaro, Reinaldo Azambuja, Tereza Cristina e Capitão Contar. - A apuração foca na suspeita de que emendas parlamentares seriam usadas como moeda de troca por votos. - O ministro Ricardo Villas Bôas Cueva negou pedido de liminar para impedir novas declarações sobre o tema por falta de provas de reiteração.

Fonte: Brasil 247

COMECE A CONVERSA

O que você acha desta notícia?

Seja o primeiro a compartilhar sua opinião.

Comentários

Próxima notíciaCampanha de Lula aceita abrir sigilos sob condições de Flávio Bolsonaro