Secretário de Segurança é afastado após áudios incitarem prisão de eleitores do PT
Sargento James Mota foi afastado de cargo em Barra do Corda (MA) após áudios com ameaças a eleitores circularem nas redes sociais.

Foto: O sargento James Mota. Foto: reprodução · Original e licença
O sargento James Mota foi afastado de suas funções na Secretaria Municipal de Segurança de Barra do Corda, no Maranhão, após a circulação de áudios em que incitava a prisão de eleitores do PT. A decisão, confirmada na última quinta-feira (22), ocorreu após a repercussão negativa das mensagens enviadas pelo então secretário a um grupo de policiais militares.
Nas gravações, Mota utiliza termos agressivos para orientar a atuação da força policial contra apoiadores do partido. Em um dos trechos, ele afirma que petistas seriam inimigos da sociedade e defende o uso de detenções como forma de intimidação eleitoral. O sargento, que estava cedido à prefeitura, sugeriu que a prática criaria medo nos eleitores, alegando que haveria formas de realizar as prisões sob um pretexto legal.
O governador do Maranhão, Carlos Brandão (MDB), repudiou a conduta e determinou o afastamento imediato de Mota, além da abertura de uma investigação rigorosa sobre o caso. Brandão reforçou que qualquer tentativa de interferência na liberdade de voto é inaceitável e atenta contra o Estado Democrático de Direito, cobrando vigilância das forças de segurança e da Justiça Eleitoral.
Em resposta, a federação composta por PT, PCdoB e PV apresentou uma notícia-crime ao Ministério Público Eleitoral contra o sargento. A Prefeitura de Barra do Corda, por meio do prefeito Rigo Teles, confirmou que o afastamento perdurará até o encerramento do pleito, ressaltando em nota oficial que o voto deve ser exercido com total liberdade e respeito.
Em resumo
- Sargento James Mota foi afastado após áudios pedindo a prisão de eleitores do PT.
- Governador Carlos Brandão determinou investigação sobre a conduta do secretário.
- Federação PT, PCdoB e PV protocolou notícia-crime no Ministério Público Eleitoral.
- Prefeitura de Barra do Corda garantiu que o afastamento segue até o fim das eleições.
Fonte: Diário do Centro do Mundo

O que você acha desta notícia?
Seja o primeiro a compartilhar sua opinião.