Lula vira o jogo e assume a ponta na apuração do segundo turno
Com mais da metade das urnas apuradas, Luiz Inácio Lula da Silva retoma a liderança em uma disputa acirrada contra Flávio Bolsonaro.

Foto: Lula em ato na Avenida Paulista. Foto: reprodução · Original e licença
Em uma apuração marcada por oscilações e alta tensão, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reassumiu a liderança na contagem dos votos do segundo turno das eleições presidenciais. Com 56,76% das seções totalizadas, o petista registra 50,41% dos votos válidos, enquanto o senador Flávio Bolsonaro (PL) aparece com 49,59%.
O cenário eleitoral deste domingo (25) foi marcado por instabilidades. Após um início favorável a Lula, o candidato do PL chegou a liderar a contagem quando cerca de 20% das urnas haviam sido apuradas. A virada de Lula ocorreu à medida que a totalização avançou para a metade das seções eleitorais, refletindo o equilíbrio da disputa.
O dia de votação foi atípico e conturbado, com relatos de fortes chuvas, falhas no fornecimento de energia e graves problemas no transporte público em diversas capitais. Em Salvador, a situação escalou após a constatação de que menos da metade da frota de ônibus circulava, levando o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia a ordenar a operação total dos veículos e a prisão do secretário municipal de Mobilidade, Pablo Souza.
Diante das denúncias de dificuldades no acesso dos eleitores às urnas, o ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a prorrogação do horário de votação até as 19h. A decisão, que gerou confusão em seções que já haviam encerrado os trabalhos, foi posteriormente esclarecida pelo magistrado como válida apenas para locais onde o processo ainda estava em curso.
Em resumo
- Lula lidera com 50,41% dos votos válidos contra 49,59% de Flávio Bolsonaro.
- A votação foi estendida até as 19h por decisão do STF devido a problemas logísticos.
- O TRE da Bahia ordenou a circulação total da frota de ônibus em Salvador sob ameaça de prisão de secretário municipal.
Fonte: Diário do Centro do Mundo

O que você acha desta notícia?
Seja o primeiro a compartilhar sua opinião.