Política · Justiça · Segurança

Decisão de Moraes sobre Flávio Bolsonaro gera desconforto no Palácio do Planalto

Aliados do governo Lula temem que a apreensão do passaporte do senador Flávio Bolsonaro alimente narrativas de perseguição política e prejudique a governabilidade.

Foto: O ministro do STF, Alexandre de Morais aguarda na entrada da sala a sua vez para votar no colégio Madre Alix, no bairro jardim Paulistano - Eduardo Knapp - 04.out.26/Folhapress · Original e licença

Nos bastidores do governo, a recente decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de determinar a apreensão do passaporte do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) tem gerado forte irritação. A medida, executada logo após o pleito eleitoral, é vista por integrantes da base governista como um fator que eleva a tensão política de forma desnecessária.

Segundo informações apuradas pela jornalista Gabriela Echenique, da Folha de S.Paulo, o presidente Lula manifestou preocupação com os desdobramentos do caso. A avaliação no Planalto é de que ações como essa, somadas à tese de uma suposta fuga do parlamentar, acabam fortalecendo o discurso de que existem perseguidos políticos no país, narrativa que já é explorada pelo ex-deputado Eduardo Bolsonaro, que se encontra nos Estados Unidos.

O cenário é agravado pelo fato de o senador ter descumprido a ordem judicial de entregar o documento à Polícia Federal. Diante do impasse, cresce a expectativa de que Moraes possa decretar a prisão de Flávio Bolsonaro. Aliados do governo temem que uma eventual detenção provoque uma onda de revolta capaz de impactar diretamente a articulação política e a governabilidade de Lula.

Em resumo

  • O ministro Alexandre de Moraes determinou a apreensão do passaporte de Flávio Bolsonaro.
  • O senador não entregou o documento à Polícia Federal, descumprindo a ordem judicial.
  • O governo Lula teme que a medida reforce o discurso de perseguição política e prejudique a estabilidade do Executivo.

Fonte: Folha de S.Paulo

COMECE A CONVERSA

O que você acha desta notícia?

Seja o primeiro a compartilhar sua opinião.

Comentários

Próxima notíciaDelcy Rodríguez defende diálogo e cobra mudança de postura da oposição venezuelana