631 visitas - Fonte: -
Brasil de Fato – A pré-campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem apostado, cada vez mais, em atividades de rua. Nesta semana, o petista esteve no Rio de Janeiro e na Bahia participando de eventos ao lado de lideranças políticas, artistas e estudantes.
Um levantamento feito pelo pesquisador Fábio Malini, especialista em análise de redes, mostra que a intensificação das atividades presenciais de Lula tem impactado no aumento das interações nos perfis do petista nas plataformas digitais.
Em uma série de publicações em sua conta no Twitter, Malini aponta que Lula chegou a superar o presidente Jair Bolsonaro (PL) em interações no Instagram de 24 a 29 de fevereiro, mesmo com cinco vezes menos seguidores. Segundo ele, “a rua lulista já vitamina as interações” na conta do ex-chefe do Executivo.

Gráfico mostra o volume de interações (curtidas e comentários) nos perfis de Lula e Bolsonaro no Instagram / Reprodução/Twitter – @fabiomalini
“Lula começa a ir para a rua, sabendo que tem grande represamento de desejo de sua militância em engajar-se na campanha do petista. Mesmo Bolsonaro possuindo 5 vezes mais seguidores, a rua lulista já vitamina as interações no Instagram do ex-presidente”, diz o pesquisador.
Outro fator apontado por Malini como determinante para a “decolagem” de Lula nas redes sociais é o papel de contas de influenciadores digitais que não são diretamente ligados à política.