Obstrução de Lira ao PL das fake news beneficia extrema direita e Elon Musk

Portal Plantão Brasil
10/4/2024 10:01

Obstrução de Lira ao PL das fake news beneficia extrema direita e Elon Musk

0 0 0 0

845 visitas - Fonte: Plantão Brasil

A recente decisão de Arthur Lira de instaurar um Grupo de Trabalho (GT) para debater o Projeto de Lei 2630/2020, conhecido como PL das Fake News, revela uma clara intenção de obstruir a aprovação do projeto. Esta ação, criticada por defender interesses de grandes corporações digitais e do bilionário Elon Musk, ignora os extensivos trabalhos e debates realizados nos últimos quatro anos, envolvendo parlamentares, sociedade civil, especialistas e organizações internacionais, como destacado pelo relator do PL, deputado Orlando Silva (PCdoB).

Silva ressaltou a redundância e a ineficiência do GT proposto por Lira, enfatizando a urgência de regulamentar as plataformas digitais. Segundo ele, a regulamentação é vital para assegurar a liberdade de expressão, estabelecer responsabilidades para as big techs, aumentar a transparência e proteger os direitos dos cidadãos brasileiros contra a desinformação e crimes virtuais.

Lira, justificando sua decisão, alegou que o relatório de Silva foi muito controverso, impedindo seu progresso. Ele propôs o GT como uma forma de rediscutir o projeto sem "disputas político-ideológicas", apesar do tema ser intrinsecamente político e ideológico, envolvendo interesses internacionais significativos.

Esta manobra legislativa, aplaudida por bolsonaristas e setores da extrema-direita, serve aos interesses daqueles que utilizam as redes para disseminar falsidades, desrespeitar leis e, em última instância, ameaçar a democracia com tentativas de golpe após derrotas eleitorais. A necessidade de uma regulamentação eficaz das plataformas digitais se faz mais presente do que nunca para preservar a integridade da informação e a segurança jurídica no ambiente virtual.

Com informações do DCM

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians