Agência internacional adverte do risco iminente de acidente em usina nuclear da Ucrânia

Portal Plantão Brasil
16/4/2024 12:15

Agência internacional adverte do risco iminente de acidente em usina nuclear da Ucrânia

0 0 0 0

184 visitas - Fonte: Plantão Brasil

O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi, emitiu um alerta severo sobre o risco crescente de um acidente nuclear na usina de Zaporizhzhia, Ucrânia. Desde a ocupação russa em março de 2022, a usina enfrentou uma série de ataques, intensificados desde 7 de abril com a utilização de drones, acirrando as tensões entre Moscou e Kiev, que se acusam mutuamente pela autoria dos ataques.

Durante uma reunião do Conselho de Segurança da ONU, Grossi classificou os recentes ataques como "temerários" e exigiu que cessassem imediatamente para evitar um desastre. Ele destacou que, embora os reatores estejam atualmente desligados em um estado de parada a frio, o perigo de um incidente nuclear grave persiste devido à instabilidade na região.

Desde o início da invasão russa da Ucrânia em fevereiro de 2022, a AIEA adotou quatro resoluções condenando as ações russas contra as instalações nucleares ucranianas. A situação na usina de Zaporizhzhia, localizada na cidade de Enerhodar às margens do rio Dnipro, é particularmente alarmante, pois sofreu repetidos bombardeios nos últimos dois anos.

O diretor-geral reforçou que, apesar de não ter havido um incidente radiológico até o momento, os ataques recentes elevaram significativamente o risco de um acidente. A comunidade internacional está preocupada com as consequências potenciais de uma catástrofe nuclear na região, dado o histórico de conflitos e a instabilidade política.

Com informações do G1

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians