Trump ameaça tarifas, mas Groenlândia não se sente pressionada, afirma líder local

Portal Plantão Brasil
19/1/2026 13:43

Trump ameaça tarifas, mas Groenlândia não se sente pressionada, afirma líder local

0 0 0 0

412 visitas - Fonte: PlantãoBrasil

O primeiro-ministro da Groenlândia, Jens-Frederik Nielsen, afirmou que as ameaças de tarifas comerciais feitas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não serão suficientes para forçar uma mudança na posição da ilha sobre seu futuro político e territorial. Em meio à crescente crise diplomática desencadeada pelo interesse declarado de Washington em anexar o território ártico, Nielsen reafirmou o direito da Groenlândia a tomar decisões de forma independente, baseada no diálogo e no respeito ao direito internacional. “O mais recente conjunto de declarações dos EUA, incluindo ameaças de tarifas, não muda essa linha. Não nos deixaremos pressionar”, declarou o líder groenlandês, em publicação nas redes sociais reproduzida pela BBC.

A firme resposta ocorre após Trump anunciar a imposição de tarifas de 10% que poderiam subir para 25% a países como Dinamarca, Noruega, França e Alemanha, que se opõem ao plano de “aquisição” da Groenlândia, justificado por Trump como vital para a segurança nacional dos EUA e para um projeto antimísseis chamado “Domo Dourado”. Nielsen, que recentemente participou de um protesto em frente ao consulado americano na capital Nuuk, recebeu demonstrações de apoio internacional que, segundo ele, reforçam o caráter democrático da posição groenlandesa. A crise já provoca reações em toda a Europa, com líderes como o primeiro-ministro britânico Keir Starmer classificando a proposta tarifária como “completamente errada”, e autoridades da União Europeia discutindo medidas de retaliação, enquanto os mercados financeiros reagem com nervosismo ao risco de uma nova guerra comercial transatlântica.

Com informações da BBC

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians