435 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
Durante sabatina transmitida ao vivo pela Rede Globo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a denunciar os abusos da Operação Lava Jato e o papel decisivo da grande mídia na validação do espetáculo punitivista promovido pela força-tarefa de Curitiba. O chefe do Executivo relembrou a famosa apresentação em PowerPoint articulada pelo ex-procurador Deltan Dallagnol e endossada pelo ex-juiz Sergio Moro, acusando os meios de comunicação de venderem acriticamente uma narrativa falsa para inviabilizar sua participação nas eleições de 2018. Ao confrontar os apresentadores, o presidente enfatizou que enfrentou a prisão injusta de 580 dias como ato consciente de resistência para demonstrar a parcialidade dos acusadores e cobrar responsabilidade histórica dos veículos que impulsionaram a farsa judicial.
As declarações do presidente provocaram uma intervenção defensiva da ancoragem do programa, que buscou alegar retificações sobre o episódio da peça gráfica acusatória. A tentativa de moderação ocorre em um contexto de atritos recorrentes sobre o uso de infográficos sensacionalistas pela emissora, visto que coberturas do próprio grupo editorial já foram forçadas a emitir retratações por associar indevidamente a figura do mandatário a investigações de terceiros sem critérios técnicos válidos. Ao resgatar esses episódios em rede nacional, Lula evidenciou o padrão de cobertura que sistematicamente antecipou juízos de valor sem o devido compromisso com a presunção de inocência.
A contundência da manifestação reafirma a centralidade da batalha pela narrativa histórica das perseguições políticas sofridas pelo projeto progressista brasileiro. Ao classificar os operadores da operação como criadores de fraudes processuais amparadas pela imprensa, o presidente cobrou uma autocrítica efetiva das corporações de mídia pelo ecossistema de desinformação gerado no país. A postura adotada na sabatina expõe a necessidade de resguardar o debate público contra o lavajatismo e reitera a vitória da verdade jurídica e política do mandatário diante dos ataques orquestrados contra a democracia.
Com informações da TV Globo
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.