Política

Globo descarta checagem em tempo real no debate entre Lula e Flávio Bolsonaro

Emissora opta por realizar verificação de fatos apenas em plataformas digitais, ignorando pressão popular por correções durante a transmissão ao vivo.

A TV Globo definiu que não realizará intervenções para checagem de fatos durante o debate entre o presidente Lula (PT) e o candidato Flávio Bolsonaro (PL), marcado para esta sexta-feira (23). Apesar da intensa pressão popular, que incluiu uma petição com mais de 1,1 milhão de assinaturas exigindo o monitoramento em tempo real, a emissora manterá o formato tradicional de transmissão.

A estratégia da rede será concentrar a verificação de declarações em suas plataformas digitais. O projeto 'Fato ou Fake', do portal g1, contará com o apoio das redações de O Globo, Extra, Valor Econômico e da rádio CBN para analisar as falas dos presidenciáveis. O trabalho terá início durante o confronto e seguirá pela madrugada, sem que o público da televisão receba correções imediatas sobre eventuais informações imprecisas ditas pelos candidatos.

O debate, que ocorre dois dias antes do segundo turno, será mediado pelo jornalista César Tralli. A dinâmica do encontro prevê blocos com temas nacionais definidos pela produção, como saúde e educação, além de um segmento dedicado a questões regionais, onde as regiões serão sorteadas. Os candidatos também terão momentos de tema livre e espaço para considerações finais.

Em resumo

  • A TV Globo não fará checagem ao vivo na TV, restringindo a verificação ao ambiente digital.
  • A decisão ignora um abaixo-assinado com mais de 1,1 milhão de assinaturas.
  • O debate será mediado por César Tralli e contará com blocos de temas regionais e nacionais.

Fonte: Revista Fórum

COMECE A CONVERSA

O que você acha desta notícia?

Seja o primeiro a compartilhar sua opinião.

Comentários

Próxima notíciaInvestigação sobre filme de Bolsonaro: ex-marido de produtora busca acordo com a PGR