Mundo

Papa Leão XIV confirma giro pela América do Sul após cirurgia de câncer

Mesmo após retirar um tumor no pulmão, o Papa Leão XIV mantém sua agenda internacional pelo Uruguai, Argentina e Peru em novembro.

Foto: O Papa Leão XIV. Foto: Mazur/cbcew.org.uk · Original e licença

O Vaticano confirmou nesta segunda-feira (26) que o Papa Leão XIV seguirá com sua viagem apostólica pela América do Sul, programada para ocorrer entre os dias 6 e 17 de novembro. A decisão foi tomada após avaliações médicas indicarem que o pontífice está apto para o deslocamento, apenas semanas depois de ter passado por uma cirurgia para a retirada de um adenocarcinoma pulmonar.

O procedimento cirúrgico, realizado em 13 de outubro no Hospital Gemelli, em Roma, consistiu na remoção do lobo inferior do pulmão direito. Segundo boletins da Santa Sé, a doença estava localizada e não exige tratamentos oncológicos complementares. A confirmação da viagem internacional ocorre logo após o cancelamento de uma visita a Assis, na Itália, que estava prevista para esta terça-feira (27). Na ocasião, a equipe médica recomendou evitar o transporte de helicóptero durante o período de recuperação.

O roteiro do Papa no continente sul-americano, que não inclui o Brasil, terá início em Montevidéu, no Uruguai. Na sequência, o pontífice segue para a Argentina, onde tem encontros agendados com o presidente Javier Milei e visitas a detentos. A última etapa da viagem será no Peru, país onde Leão XIV atuou como bispo entre 2015 e 2023. O itinerário peruano contempla passagens por Lima, Chiclayo, Cusco e Pucallpa, na região amazônica.

Em nota oficial, o Vaticano destacou que o Papa expressou entusiasmo com o retorno ao continente onde construiu parte de sua trajetória. O pontífice, que possui cidadania peruana, encerrará sua agenda no dia 17 de novembro, quando retorna a Roma.

Em resumo

  • O Papa Leão XIV mantém viagem à América do Sul de 6 a 17 de novembro.
  • O pontífice se recupera de uma cirurgia para retirada de câncer no pulmão realizada em 13 de outubro.
  • O roteiro inclui Uruguai, Argentina e Peru, sem previsão de parada no Brasil.
  • Uma viagem anterior a Assis foi cancelada por recomendação médica devido ao pós-operatório.

Fonte: Diário do Centro do Mundo

COMECE A CONVERSA

O que você acha desta notícia?

Seja o primeiro a compartilhar sua opinião.

Comentários

Próxima notíciaFrustrado com derrota de aliado, Netanyahu classifica Brasil como obstáculo aos seus planos